"Cálculo" para partições

Ola, estou me preparando para refazer a instalação do meu debian 10 em uma partição de 301,17 GB, e como não costumo separar a home do / por preguiça. Tem alguma forma de calcular qual o tamanho ideal para a partição /home?

Depende de quanta coisa você tem pra armazenar…
É melhor você pensar no contrário: quanto espaço deixar para o /.
Neste caso, no mínimo uns 30~40 GB, pra não ficar se apertando no futuro. Também depende um pouco de quanta coisa você vai instalar, mas dá pra dizer que 40GB é o suficiente. Acima disso começa a sobrar um pouco.
Eu uso uma partição de 42GB para o / , usando o Linux Mint com o Swapfile (2GB, que fica armazenado na /). Atualmente o uso está assim:
/dev/sda6 42G 30G 9,2G 77% /

O resto você deixa para o /home, pois será lá que, por padrão, o sistema irá armazenar os seus arquivos pessoais, cache dos programas, instalações de Snaps/Flatpaks (Se você for usá-los, e instalar no modo usuário), jogos da Steam, … Então é a partição que mais será usada, e que não tem como prever quanto será esse uso. Quanto mais espaço melhor.

3 curtidas

Sim era com o / que eu estava preocupado, mas acho que uns 100GB já servem para ele, uns 4GB para o swap e o resto pro /home. Eu como desenvolvedor backend e desktop (linux), uso muito Java, C++, PHP, Python e outras linguagens e suas respectivas ferramentas. Mas acho que talvez eu deva deixar tudo junto mesmo. Mas muito obrigado amigo!

Cara, 100GB é muita coisa. Eu também trabalho com programação, e tenho o Matlab (que ocupa uns 5GB na instalação mínima) e o Eclipse instalados e ainda assim está em 30GB o uso. As libs e os binários dos compiladores, do Java e afins ocupam muito pouco espaço, assim como as ferramentas. Principalmente quando comparados com o que um diretório de um projeto ocupa normalmente, e esses diretórios ficarão no seu /home, e não no /. Depois de tudo instalado, a raiz (/) do sistema praticamente não muda mais.
Mas a escolha é sua. 100GB vai dar e sobrar para o /.

2 curtidas

Talvez uns 60GB ou 64GB? O que você acha?

Cara eu não era muito de particionar as partes do linux, por preguiça, mas é uma boa fazer isso, então preciso tentar meu melhor kk.

Um bom indicativo para isso é você verificar quanto está o uso do / no seu sistema atual, e descontar o que está sendo usado pelo /home.
Dá pra fazer isso com o comando:
du -sch /* (Esse comando vai listar a quantidade de disco usado por cada dir da raiz)

ou usando df -h / para verificar o uso do / inteiro, e depois descontar o valor resultante de du -sch /home.


60GB eu acho mais justo.

4 curtidas

Cara muito obrigado, agora sei como devidamente separar minha instalação, muito obrigado mesmo. E agora posso usar esses comandos ainda para próximas instalações.

2 curtidas