Caixas de Som defeituosas no linux

Olá, tenho notado um problema no meu uso do Linux, basicamente eu simplesmente não consigo usar caixas de som nele. Não sei por que mas quando deixo o aúdio nelas, além de ficar um chiado horrível, parece que elas ficam falhando e as vezes o aúdio vai só para um lado. Até poderia dizer que a entra p2 da minha placa mãe estaria querendo queimar mas com o windows funciona tudo numa boa. Sinceramente não sei como resolver, no linux eu só consigo ter um som estavel com fones de ouvido, por favor alguém me de uma luz de como resolver isso hahaha.

Precisamos de detalhes do sistema operacional que você está utilizando e também qual o sistema de som (se é pipewire por exemplo).

Estou usando o Linux Mint 21.03.
O sistema de Aúdio é o Pulse aúdio.
Minhas caixinhas de som são umas chamadas “Multimedia Digital Speaker”, são bem genéricas mas funcionavam bem no windows.

Boa tarde. Tudo bem?

Gostaria de saber se não pode testar através de um pendrive o Mint 22, uma vez que já está disponível essa versão superior a 21.3. Acredito que ela traga Pipewire por padrão. No geral, essas coisas não costumam bugar assim, por que não é tanto questão de software nesse caso. Sendo assim, se o problema persistir, acredito que sejam as próprias caixas.

Olha, não vai dar para fazer esse teste.
Antes de vir pro mint, eu testei o Pop Os e começou o problema nele, vim para o Mint e aparentemente não estava ocorrendo mais o problema, mas coisas de 1 semana após a instalação começou novamente.
Um detalhe que acho curioso, quando eu uso elas nas entradas p2 do gabinete da tudo certo.

digita no terminal

alsamixer

aperta o f6 seleciona a placa de audio desejada e
ve se tem algum speaker desativado e se tiver alguma coluna vermelha abaixe ate o branco, poste fotos tb para ajudar.

1 curtida

Bem nesse caso eu não sei como te ajudar.

Mas pelo que você falou, agora elas não estão na conexão p2? Estão em alguma conexão USB?

Acredito que mexer nas configurações de áudio quando estiverem em USB seja uma boa. Mudar para ProAudio, talvez? Não sei ao certo.

Ps: ou tente o que o Sparrow disse.

Desculpe não explicar direito, mas é só vendo pra entender: Html-Css/20250107_154113.mp4 at main · SamuelFortesBrasil/Html-Css · GitHub
Como não consegui enviar o vídeo aqui, esse é meu repositório no github, baixe o vídeo e veja o que tá ocorrendo por favor.

O seu monitor tem saida p2? Por que ali aparenta ter. Se sim, liga o p2 nas caixinhas e problema resolvido.

Se de todo jeito quiser usar elas em USB (se eh que eu to entendendo certo que tem essa conexão disponível)… manda fotos aqui, por prints. É mais fácil do que em vídeo.

1 curtida

Eu como usuario de linux mint só vejo uma solução, upgrade no sistema até chegar na mais recente, na versao que vc usa a distro ainda era pulseaudio, mas agora mudou o “gerenciador do driver de som” pra Pipewire e esse conflito pode ter quebrado algo pois instalou ambos.

Caso nao possa fazer uma formatação completa, apenas atualize, tem como mudar de versão do 21.3 para o 22 sem formatar, procure no seu sistema pelo app “relatórios de sistema” ou algo assim, lá terá todas as instruções
Aproveite e faça backup do que for crucial.

3 curtidas

Eu uso um adaptador vga pra transmitir o video e nele tinha uma conexão de aúdio que fez funcionar mais normalmente as caixinhas.
Infelizmente ficou um ruído meio alto mas da pra ouvir o que preciso ouvir e tals, mas eu queria saber o porque delas não funcionarem na entrada p2 da placa mãe, isso só ocorre no linux, no futuro eu talvez troque essas caixinhas.

1 curtida

As vezes pode ser algum problema de aterramento. Se o terra da caixinha de som estiver numa outra tomada, pode dar chiado. Se a caixinha for alimentada por USB, pode ser que algum outro dispositivo USB que tenha uma potência maior cause interferência na alimentação da caixinha. Mas nessas casos deveria dar o mesmo problema em qualquer sistema operacional.

Quando o problema é somente em um sistema, uma causa comum é que o microfone está habilitado e fica puxando ruído, mesmo que esteja desconectado fisicamente. A solução é “mutar” o microfone nas configurações de som.

Outro problema que está aparecendo é ruído quando o o sistema habilita a economia de energia no dispositivo de áudio. Nesse caso o ruído aparece, mas quando vc coloca algo para tocar bem baixinho o ruído some.

2 curtidas

Eu to fazendo a atualização pela ferramenta mint upgrade.
Mas pacotes do pulse audio foram mantidos, devo remover eles ?

A ferramenta indicou claramente que ia fazer upgrade de versão? Para a 22?

Se sim, provavelmente esta seguro remover o pulse, mas certifique-se antes se o pipewire esta instalado

1 curtida

Usei esse tutorial aqui: https://diolinux.com.br/tutoriais/atualize-mint-21-3-linux-mint-22.html
E nos pacotes que seriam adicionados, tava lá o pipe, mas como eu faria pra ver se ele ta instalado ? Só por garantia.

ótimo, vc seguiu o mesmo tutorial que eu, agr quanto a checar se o pipewire esta instalado eu pedi ajuda pro chat gpt kkkkk, a resposta dele:

Para verificar se o PipeWire está instalado no seu sistema, você pode usar o seguinte comando no terminal:

pipewire --version

Se o PipeWire estiver instalado, o comando retornará a versão instalada. Caso contrário, ele exibirá uma mensagem de erro indicando que o comando não foi encontrado.
Alternativamente, você pode verificar se o serviço PipeWire está ativo usando o comando:

systemctl --user status pipewire

Se o serviço estiver em execução, ele mostrará o status. Caso o PipeWire não esteja instalado ou não esteja ativo, você verá uma mensagem informando que o serviço não foi encontrado.

fiz aqui no meu mint e o resultado foi o seguinte:
.
.
.
primeiro comando:

pipewire
Compiled with libpipewire 1.0.5
Linked with libpipewire 1.0.5

.
.
.
.
segundo comando:

● pipewire.service - PipeWire Multimedia Service
     Loaded: loaded (/usr/lib/systemd/user/pipewire.service; enabled; preset: e>
     Active: active (running) since Wed 2025-01-08 18:53:41 -03; 1h 59min ago
TriggeredBy: ● pipewire.socket
   Main PID: 1376 (pipewire)
      Tasks: 3 (limit: 14111)
     Memory: 22.6M (peak: 23.7M)
        CPU: 56.301s
     CGroup: /user.slice/user-1000.slice/user@1000.service/session.slice/pipewi>
             └─1376 /usr/bin/pipewire

jan 08 19:03:38 Menta pipewire[1376]: spa.alsa: iec958:1p: snd_pcm_start: Broke>
jan 08 19:03:38 Menta pipewire[1376]: spa.alsa: iec958:1p: snd_pcm_start: File >
jan 08 19:03:38 Menta pipewire[1376]: spa.alsa: iec958:1p: snd_pcm_start: Broke>
jan 08 19:03:38 Menta pipewire[1376]: spa.alsa: iec958:1p: snd_pcm_start: File >
lines 1-21/21 (END)

vc deve obter alo similar se tudo estiver certo

2 curtidas

Dai é só desisntalar o pulse ?

1 curtida

creio que sim amigo, caso dê ruim vc pode resintalar com o comando apt install pulseaudio.

faz o teste, pode ser que tenha que mudar algum arquivo do sitema pra ele usar o pipewire, por isso q é sempre bom manter o sistema atualizado, comigo mudou sem eu nem perceber

e caso de errado acho q o jeito é baixar a iso nova no site e reinstalar mesmo

Pelo jeito o pipe não ta ativo e o problema não resolveu, dai pedi ajuda pro chatgpt me ajudar a ver se tinha algum dispositivo de aúdio conectado e deu nisso:

sem chance mesmo, pega um pendrive, baixa a iso, usa o mintstick pra gravar a iso no pendrive(ou seu software favorito), salva os arquivos em outro lugar, disco, pendrive, ou online, e faz uma formatacao