C# - Qual Compilador me Recomendam?

Vou começar a fazer um curso pra aprender a programar em C# nunca programei de verdade antes, mas eu tenho uma ideia básica de como funciona.

Daí eu queria saber qual compilador, tipo, programa pra mim escrever meus códigos vocês me recomendam.

Se puderem me ajudar agradeço muito :smiley:

Será que ajuda? (Nem abri, só veio nas sugestões de tópicos)

1 Curtida

@Rodrigo_Chile Por mais que no futuro eu queira adquirir livros para aumentar meu conhecimento, infelizmente não é oque procuro

Eu só estou atrás de um programa tipo Code::Blocks para escrever meus códigos, mas valeu pela consideração, muito obrigado :slight_smile:

1 Curtida

Você quis dizer IDE (ambiente de desenvolvimento), certo?

O primeiro lugar absoluto, disparado, é o Visual Studio nativo de Windows, e para Linux tem o VS Code com a extensão para C# de opção oficial da Microsoft.

A maior diferença é que o VS Code só pega o .NET Core, que é um subconjunto multiplataforma do .NET, então algumas coisas não vão rolar (aplicativos com interface gráfica, por exemplo).

2 Curtidas

Eu uso o Windows, o Visualstudio é pago? se sim, você me recomendaria outra IDE?

Gratuto para pessoas físicas.

1 Curtida

Entendi, obrigado :smiley:

Pelo que sei tem CodeBlocks para Linux,é só instalar via terminal,ou estou errado.

1 Curtida

Ele usa Windows esta no perfil dele ^^

2 Curtidas

Code::Blocks não tem suporte para C#, somente para C, C++ e Fortran (levando em consideração somente o suporte aos compiladores).

1 Curtida

Suporta shell script bash também também.
Infelizmente o Code:Blocks do Ubuntu 16.04 esta quebrado e eles não vão consertar já que ele não faz parte dos pacotes main.

1 Curtida

Um adendo, C# só é útil para Windows, o que pode não parecer um problema caso você seja usuário de Windows, mas lembre que você estará investindo tempo em uma tecnologia útil apenas para uma única plataforma. Desenvolvimento não é apenas sobre linguagem de programação e linhas de código.

2 Curtidas

Realmente, o pior é que vai demorar até ter um suporte agradável para o Linux, pois estão desenvolvendo o .NET Maui, mas não sei até aonde está o suporte para o Linux em questão de conseguir desenvolver plenamente com ele fora do Visual Studio.

1 Curtida

Não chegaria a dizer “útil apenas para Windows”, com o .NET Core e Mono um aplicativo C# bem projetado roda no Linux com pouca ou nenhuma alteração, especialmente os de terminal.

Isso não muda o fato que o .NET praticamente foi pensado desde o início para ser uma JVM exclusiva de Windows, então muitas soluções de problemas envolvem chamar a API Win32 diretamente (na melhor das hipóteses exigindo o Wine, na pior tornando realmente exclusivo do Windows) e muitas funções só podem ser utilizadas plenamente em conjunto com o Visual Studio.

1 Curtida

Meninos é que ele quer desenvolver um joguinho no Godot engine e então eu expliquei para ele que se ele aprender C# vai ser mais aproveitoso para a vida dele.
https://plus.diolinux.com.br/t/quero-fazer-um-jogo-no-godot-mas-nao-consigo/23777/15

1 Curtida

Galera eu tentei usar o JetBrains eu instalei mas não consegui nem abrir eu acho que não é um compilador ou eu que não sei usar, eu acho que vou usar o VisualStudio Mesmo

@aguamole @Capezotte @thiagotoyomoto @GRUB