Buscando uma opção para meu notebook velho

Olá, eu não sei nada sobre Linux, mas estou pensando seriamente em tentar.
Tenho um HP G42-275BR windows 7, processador AMD ATHLON™ II P340 DUAL CORE, a memória deveria ser de 4gb mas no sistema tá ram de 3gb (utilizável 2,74 gb).
gostaria de saber qual seria a melhor opção, me indicaram o bodhi Linux, mas como eu não sei nada estou aqui para tirar essa dúvida!
desde que seja possível usar o vscode, um navegador e o node pra mim tá ótimo!

Dá uma conferida nesse meu projeto, o TigerOS:
http://www.tigeros.com.br

Aqui tem os passos de instalação e pós instalação:

3 curtidas

Bom dia, Nayara. Seja bem-vinda!

Eu indicaria à você, caso queira algo um pouco mais completo, qualquer distribuição Linux versão XFCE. O XFCE usa um pouco menos dos recursos gráficos da sua máquina, mas ainda te entrega uma experiência consideravelmente completa em computadores. Algumas distribuições baseadas em XFCE que eu indico:

  • Fedora XFCE
  • Manjaro XFCE
  • Xubuntu (o Ubuntu com XFCE)

Agora, caso você apenas queira usar para pequenas coisas ou somente como um backup, aconselho testar essas mesmas distribuições em versões LXDE ou LXqT. Você pode utilizar as mesmas que indiquei anteriormente, mas nessas versões e, caso queira usar o Ubuntu com essas versões, você pode testar o Lubuntu (que é o Ubuntu com LXDE).

3 curtidas

Computador com essa configuração deve lidar bem com os sistemas postos como “leves”. Para quem é iniciante, ou, simplesmente, quer um sistema bem organizado, descomplicado e do tipo “ligar e usar”, recomendo o Linux Mint XFCE ou MATE, o Linux Lite, o Zorin OS Lite.

Se a ênfase for na leveza, mas com praticidade no uso cotidiano, recomendo o SparkyLinux em LXQt, o Lubuntu, o MX Linux Fluxbox e o Bodhi Linux.

As opções leves que têm ótimo desempenho mas exigem ajustes de pós-instalações, por se instalarem um pouco “cruas”, são os spins do Fedora em XFCE, LXQt e LXDE, e o Debian com um desses ambiente gráficos.

2 curtidas

obrigada ! vou dar uma olhada em todas as opções !

1 curtida

Para essa configuração, recomendo uma distro com ambiente gráfico Xfce.

Como você não tem familiaridade com Linux, há duas opções que eu recomendo para iniciantes que vêm do Windows:

Dentre as duas, eu prefiro o Linux Mint Xfce. Mas sugiro experimentar ambas e ver qual você gosta mais. O Zorin OS Lite está muito bonito e lembra bastante o Windows em vários aspectos, então também pode ser uma excelente opção.

Ambas usam base Ubuntu 20.04 LTS. Isso vai lhe dar estabilidade e facilidade de encontrar soluções para suas dúvidas (as instruções que funcionam no Ubuntu vão funcionar nesses sistemas).

Existem ambientes gráficos mais leves (LXQt e LXDE, por exemplo), mas eu acho que o Xfce vai funcionar bem na sua máquina e vai te proporcionar uma experiência de usuário melhor que esses dois, na minha opinião.

3 curtidas

Entre as opções que atenderiam satisfatoriamente ao seu hardware, o Bodhi é sem dúvidas uma ótima opção. Eu usei-o por bastante tempo em um hardware consideravelmente parecido com o teu, um Athlon XII + 2GB DDR2, e obtive ainda assim uma experiência razoável para o uso diário (e até para jogar um Quake de vez em quando, ninguém é de ferro hehehe).

  • Ambiente extremamente leve
  • Base Ubuntu
    • Ótima disponibilidade de programas para esta base
    • Grande e receptiva comunidade

Fora isso, os drivers da AMD são suportados nativamente no Linux, então você não teria problemas em relação a isto. Se não gostar do Bodhi, eu também recomendo distribuições com ambientes mais leves, como XFCE, MATE, Enlightenment e LXQt. Entre estes, alguns ótimos são as variações do Ubuntu (como Xubuntu, Lubuntu e Ubuntu MATE), além do Solus MATE que embora possua uma variedade de programas menor tende a ser extremamente ágil. Zorin Lite e Mint XFCE também são boas escolhas. Há ainda o Manjaro XFCE, do qual, embora eu não goste, muitos adoram. A melhor opção para ti até o momento é testar qual se encaixa melhor nos seus padrões de uso e com qual você se adapta melhor, além de testar a disponibilidade de programas específicos que pode precisar.

2 curtidas

Das duas uma:

  • Windows 7 que está instalado é a versão de 32bits;
  • A placa integrada está alocando uma quantidade considerável para ser usada como memória de vídeo. Fora que o Windows mostra de uma forma “peculiar” a quantidade de memória total, em uso e disponível para o usuário.
    Imagem da minha máquina pessoal com 16Gb (para fins de ilustração):

image

E só agregando o que foi debatido/indicado pelos colegas: cara, experimente o Linux Mint com XFCE, pois ele é bem cara de Windows (na questão de organização da interface do sistema) e a loja dele, as vezes referida como Software Center, é mais leve que a do ZorinOS Lite, já que a do Zorin é a Gnome Software. Sugestão do que fazer após instalar o sistema: adicionar codecs de vídeo extras e as fontes da MS: sudo apt install -y ubuntu-restricted-extras (basta colar no terminal, Ctrl + Shift + V).
O bodhi é meio extremo para seu caso, pois você tem 4gb de memória, já ajuda e a interface dele é simplificada até de mais, o que pode resultar em uma curva de aprendizado mais alta para se localizar.

  • Outro bizu: instale o VSCode pelo arquivo .deb do site, não a versão em flatpak.
  • Instalação do node: sudo apt install nodejs

– Recomendação de extensões:

Breve explicação: o CodeRunner facilita sua vida, não dependendo de toda hora usar o comando node nomeDoArquivo.js para rodar seus códigos em JS (locamente); O LiveServer automatiza o refresh de páginas para o uso de Js na web, facilitando sua vida, não precisando apertar “F5” ou reabrir um aquivo .html toda vida;
A última é apenas por mera estéticas, mas ajuda a organizar e a entender melhor a cara do editor de textos, colocando ícones para pastas e arquivos de extensão mais diversos, como .cs, .html, .js, etc

Ah e outra coisa: NÃO use o Rufus para criar o pendrive de boot de distribuições Linux. Utilize o Ventoy ou o balena Etcher. Especialmente o Ventoy pois você poderá instalar N distribuições em um único pendrive, o que lhe poupará tempo durante os teste via modo live.

3 curtidas

obrigada vou pesquisar uns vídeos de como instalar !!

O Etcher é apenas baixar o executável e seguir o se pede na interface, bem direto ao ponto. O Ventoy, após instalar, é copiar e colar a ISO da distribuição que deseja no seu pendrive. Pensa nele como um pendrive normal mesmo, mas que você pode espetar em um computador e testar N distribuições sem precisar instalar.

2 curtidas

Opa mano, eu acredito que o Linux Mint XFCE seja a melhor opção, é semelhante ao Windows 7 esteticamente, já vem com tudo pre instalado e tem o live mode (tu pode “testar” a distro antes de instalar de vez, se eu fosse você ia dar uma conferida, mesmo que não acabe instalando), tem bastante suporte e mesmo que você acabe se deparando com problemas você pode até conferir o suporte de distros como Ubuntu e Debian que provavelmente vai funcionar no Mint.

Sobre o Bodhi, usava numa máquina que tinha 2gb RAM, se eu fosse você ia com Linux Mint já que sua máquina aguenta tranquilo, o maior problema do Bodhi é a interface gráfica MOKSHA, que sinceramente, não tem muitos usuários e não é a mais bonita…

3 curtidas

Ainda disponho de um netbook LX 110, que comprei em 2008. Tem só 1 Gb de RAM, que não pode ser expandida, e um processador Atom de 1.6 GHz e 32 bits, que já era modesto em 2008 mesmo. Esse é um hardware desafiador mesmo para um sistema operacional posto como “leve” e “bom para computador fraco”. Pois aceitou bem o Debian 11.2 em LXDE , com kernel 5.10 e pacotes ainda recentes, instalado com a ISO não oficial, que já embute software proprietário. Fica a dica.

1 curtida

2 postagens foram divididas em um novo tópico: Linux Mint fica com tela preta ao tentar desligar

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.