Bugs visuais no Big Linux

Oi gente, boa tarde.
Sou usuário de linux desde o início da minha graduação e não tenho muita experiência em resolução de bugs (sempre procuro em fóruns e etc).
Decidi instalar o big linux por ser uma distro brasileira e os recursos me chamaram atenção. Porém alguns bugs visuais já apereceram durante a interface de instalação e estão persistindo mesmo depois de atualizar o sistema.
Segue os bugs:

Estou utilizando o notebook Lenovo LOQ com as seguintes características:

• Processador: Intel Core i5-12450H
  • Placa de Vídeo: NVIDIA® GeForce® RTX 2050 4GB GDDR6

Boa tarde!

Tenho pouca familiaridade com o BigLinux, talvez algum colega com mais experiência possa adicionar mais à conversa.

Mas, desde início, você instalou os drivers da Nvidia?

Sabes se a sessão que está utilizando é Wayland ou X11? Consegue testar na outra sessão e ver se os problemas continuam?

Abraço.

Olá Ian, obrigado pela resposta!

Estava utilizando a X11 e estavam aparecendo esses bugs, quando passei para o Wayland passou a diminuir a quantidade de bugs e agora estou sem bugs visuais, aparentemente. Porém agora estou percebendo que a bateria está descarregando bem rápido. Pelo oq pesquisei do notebook, acho melhor instalar o Ubuntu. Acho que o BigLinux pode me trazer futuros problemas, pq já testei a interface KDE em outro notebook e n foi a melhor experiencia

Ah, bom que pelo menos mitigou a situação.

Eu infelizmente não tenho nenhuma experiência com o BigLinux para te ajudar, mas, independentemente de DE ou distro que escolher, dá uma olhada nessa ferramenta para gerenciamento de bateria, pode te ajudar em algo:

https://wiki.archlinux.org/title/TLP

Tem que instalar os drivers proprietário, da Nvidia, esse driver é o driver do fabricante, é aquele driver que vc baixa acessando o site do fabricante.
Vc sabe se já instalo ele?

Por falar em driver, a sua maquina é híbrida? AMD e Nvidia ou Intel e Nvidia?