Bugs Gnome 3.34

Segue alguns bugs do Gnome 3.3.4
Seria legal centralizar para facilitar a pesquisa

Vamos lá.

1° BUG
Num Lock com Wayland não incia ativado

Aqui uso teclado americano, não sei se co teclado brasileiro tem esse erro.

Solução:
Abra o gnome-tweaks
Vá até Teclado & mouse
Clique em Opções adicionais do layout
Em Opções variadas de compatibilidade
Marque Teclado numérico sempre introduz dígitos

E tenha certeza que no dconf a opção está habilitada
org.gnome.desktop.peripherals.keyboard remember-numlock-state true

2° BUG
Não é possível editar a configuração de rede pelo network manager do Gnome.

Sem solução definitiva ainda
https://gitlab.gnome.org/GNOME/gnome-control-center/issues/677
https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=1750805

Solução
Resolvido na versão 3.34.1

3° BUG
Aqui tive um problema com o teclado
Mudar o “ć” para “ç” (cedilha)

Instale o  ibus
sudo nano /etc/environment

Adicione a seguinte linha ao final do arquivo /etc/environment:

GTK_IM_MODULE=cedilla

O arquivo final vai ficar mais ou menos assim:

#
# This file is parsed by pam_env module
#
# Syntax: simple "KEY=VAL" pairs on separate lines
#
GTK_IM_MODULE=cedilla

Faça um logout da sua sessão e efetue o login novamente.

1 curtida

Esse foi corrigido aqui na CC 3.34.1, já entrou no Fedora Rawhide, creio que já deva estar no 31 também não fiz login nele ainda para verificar, mas logo deve estar no repositório updates-testing.
https://koji.fedoraproject.org/koji/packageinfo?packageID=26710

No próprio link que passei informa que já foi solucionado…
Eu não testei depois da atualização.
Mais tarde vou testar, mas já deve estar funcionado.
No Arch já atualizou para 3.34.1

Adicionaram a função de “agrupar ícones”… até aí tudo bem…
Mas onde acho a opção de renomear a categoria do grupo de ícones em questão ?
Usando a extensão, eu coloco o nome que eu quiser, mas como fazer isso nativamente ?

1 curtida

Funcionou

Aqui clico com botão direito do mouse aparece o campo de renomear.

1 curtida

Então deve ser algo no Gnome do Ubuntu 19.10… Se não resolverem nas próximas semanas, taco a extensão :roll_eyes:

1 curtida

Coisas do Ubuntu então, mas não tinha isso na versão desenvolvimento do 3.34, então verifica aí qual versão está instalada, pode ser que esteja no RC ainda.
Captura%20de%20tela%20de%202019-10-08%2012-11-59

1 curtida

Gnome 3.34.0… Como o Ubuntu ainda tá em Beta, provavelmente isso deve ser corrigido com algum update p/ a 3.34.1

Eles devem ter que modificar algo no shell para ficar compatível com as suas extensões, a versão aqui por enquanto no Fedora 31 também está como 3.34.0

$ gnome-shell --version
GNOME Shell 3.34.0

Enquanto não fazem a alteração o negócio é você utilizar a extensão, sugiro antes que verifique se já está compatível para evitar conflitos…

Correção: Testei me outra máquina aqui, e agora me lembrei que utilizo o gnome 3.34.0 com patches, a versão 3.34.0 padrão do fedora 31 não tem essa opção, a versão 3.34.1 acabou de entrar no repositório updates-testing.

A quem possa interessar utilizo esta versão com os últimos patches, ou então compilo do git.
https://copr.fedorainfracloud.org/coprs/pp3345/gnome-with-patches/

Como eu imaginei… com a chegada da versão final e atualização p/ o Gnome 3.34.1, a função de renomear os softwares agrupados surgiu aqui… :clap::clap::clap:

Captura%20de%20Tela_selecionar%20%C3%A1rea_20191016075618

Captura%20de%20Tela_selecionar%20%C3%A1rea_20191016074926

3 curtidas

Bacana, já é o release oficial? Nem estou por dentro das últimas notícias essa semana tá meio tenso.

As Betas se tornaram oficiais depois da última atualização… mas amanhã é que devem jogar as ISOS finais nos servidores/mirrors…

2 curtidas

esse tema está meio zuado Captura%20de%20tela%20de%202019-10-16%2021-43-18

2 curtidas

Realmente nem tinha percebido, tem a questão da compatibilidade do tema, tem muitos temas incompatíveis.

Então… eu uso o Transparent Shell Theme 2.0 pq não curti muito o padrão

Então, este que citei funciona perfeitamente desde o Ubuntu 18.04… Tanto a Dock como o painel ficam no mesmo nível de transparência e apps como Psensor e Indicator-CpuFreq ficam com suas devidas transparências

Se quiser deixar tudo transparente tem a extensão: Glassy GNOME - GNOME Shell Extensions

Compatível com Gnome 3.34

Eu to usando o Ubuntu 19.10 Gnome e ele fica lento/travando ao copiar um arquivo de 2gb de um hd (ntfs) para o meu computador. Alguém mais teve esse problema?

Hoje encontrei um Bug aqui no Ubuntu 19.10 (Gnome 3.34.1). Alguém que verifique para ver se não é só comigo.

Para o sistema gráfico crashar:

  • Colocar um ficheiro no Desktop, por exemplo “teste.txt”.
  • Abrir o ficheiro para edição.
  • Adicionar algo no ficheiro
  • Salvar o ficheiro com o mesmo nome (overwrite)
    Puff!! crashou!

Confirmem pf, pode ser algo só com o meu sistema…

Infelizmente para reproduzir este bug é um pouco mais complicado, normalmente o gnome-shell “não utiliza ícones no desktop”, por ser uma função que é adicionada no Ubuntu através de uma extensão e que provavelmente tem o comportamento diferente da extensão original.
Espero que os usuários do Ubuntu façam o teste para verificar o problema e solicitar a correção a Canonical.

Uma coisa que a Canonical deveria deixar bem claro é que, ela utiliza uma versão do GNOME modificada, pois observo muitos achando que aquela configuração é o GNOME é infelizmente não é.