Bugs de salvamento de alterações feitas no sistema peppermint

Sou usuário linux há pouco mais de 1 ano, tendo em minha máquina principal um dualboot entre windows 10 e deepin 15.9. Na minha máquina secundária recentemente instalei peppermint, por ser um sistema leve com uma interface bonita, apesar das limitações gráficas. No peppermint venho presenciando vários bugs que acabam comprometendo minha experiencia de usuário. O principal deles e o que me incomoda mais é que quando desligo a máquina, todas minhas modificações feitas na área de trabalho, como alteração de wallpaper e criação de atalhos, não é salva, fazendo com que quando ligo a máquina novamente eu me depare com a área de trabalho de quando instalei o sistema. Outro bug é que às vezes quando modifico muito a área de trabalho ela oculta os atalhos e pastas e trava, fazendo com que eu nao consiga fazer nada lá, a não ser pelo diretório nos arquivos. Como eu posso resolver esses problemas?

Talvez tenha algo haver com os efeitos de Desktop… Tente desabilitar os efeitos no “Centro de Controle do Peppermint” na guia “Efeitos de Desktop e re-logue no sistema”. Acho que os itens devem ter estes nomes, se não, procure com nomes parecidos.

Se você instalou algum tipo de compositor, ou alguma coisa mesmo que mexa com o visual, é provável que esteja relacionado com este item. Por isso é muito certo que quando se mexe com o visual assim, é necessário a desabilitação deste efeito para dar lugar a esta outra personalização.

Se não der jeito, desinstale o software secundário de personalização você instalou para ver…

Você também pode perguntar isso no fórum da comunidade do Peppermint, só que é em inglês…

Obrigado pela dica. Funcionou!