Bug visual no Gimp [KDE]

Sempre que eu início o Gimp através de algum atalho que não seja o próprio menu, ele fica com um visual bugado (como nas screenshots abaixo). Isso acontece sempre que eu tento abrir ele por algum atalho, seja um atalho no desktop, seja clicando com o botão direito em algum arquivo e escolhendo “Abrir com > GIMP”, ou qualquer outro atalho que não seja abrindo direto do menu do sistema. Eu uso KDE Neon, e o GIMP na versão flatpak, mas isso é um bug que já aconteceu comigo usando Ubuntu e Debian. Pensei que fosse algo do Flatpak, mas instalei a versão do repositório, no debian, e dá este mesmo glitch. Alguém sabe como resolver?

1 Curtida

Pelo título do tópico eu pensei que seria algo mais sério, mas parece que é esse fundo que fica um pouco mais escuro, correto?

Faça o seguinte: vá no ícone/nome do GIMP que fica no menu e clica com o botão direito do mouse nele com o mouse, vá em “Editar aplicativo…” ou “Propriedades”. Veja bem como é o comando usado por esse atalho do menu para chamar o programa.
Por exemplo, no meu Kubuntu 18.04, o GIMP (instalado do repositório tradicional), é chamado por esse comando: gimp-2.8 %U

Depois vá para outro atalho (que está dando esse “bug”) e repita o mesmo procedimento para verificar como é o comando para chamar o GIMP.

Talvez esses diferentes atalhos tragam diferentes parâmetros nos seus comandos para chamar o GIMP.

De fato, a princípio parece ser apenas um bug de tema no GIMP, mas dependendo do tema que eu uso no sistema, a escala de ícones também fica errada, o que atrapalha na produtividade. Eu analisei os atalhos, mas sem muita informação adicional sobre o problema. Eu vi as propriedades do GIMP no menu do sistema (janela à esquerda) e as do ícone que eu uso na área de trabalho (janela à direita), mas os dois comandos são os mesmos.

Encontrei uma solução. Por algum motivo, esse bug está relacionado com as fontes do sistema, e acredito que só ocorre no KDE (não cheguei a tentar em “interfaces gtk”). Se alguém mais tem esse problema, é só mudar a fonte “Largura Fixa” nas configurações do sistema do KDE. Eu troquei de “Hack” para “Noto Sans” e resolveu o bug (não sei se o tamanho da fonte em si altera alguma coisa), também não senti nenhuma mudança no resto do sistema em relação à fonte diferente.

3 Curtidas