Bug para abrir menu de alterar atalhos de teclado

Quando clico em “customize shortcuts”:

O programa de configurações simplesmente fecha. Já tentei varias vezes no decorrer de alguns dias. Não faço ideia de como resolver.

Qualquer ajuda será muito apreciada.

Olá @Otavio_Gama tudo beleza?

Consegui apenas identificar que é uma tela dentro das configurações do Gnome - para pode te auxiliar seria interessante saber ao menos qual é o sistema operacional.

:vulcan_salute:t2:

Pop_OS, pois na CC do GNOME não existe uma seção separada para o teclado, atalhos de teclado na CC original é uma seção separada, e teclado é configurado em Região e Idioma.

Desculpem a falta de detalhes, vou explicar , o que acontece é que o meu Pop_OS está desatualizado e por enquanto por alguns motivos não vou atualizar, acredito que esse bug aconteça por conta disso. Eu quero na verdade saber se tem uma maneira alternativa, talvez um arquivo de texto que eu possa alterar manualmente para mudar os atalhos. Eu quero alterar os atalhos de navegar entre as áreas de trabalho e criar novos atalhos, que não existem nativamente no meu teclado, para ir para a próxima e anterior mídia.

@Otavio_Gama tenta executar pelo terminal para ver se exibe algum erro, também dê uma olhada nos relatórios de bug do pop se alguém está com o mesmo problema.

gnome-control-center keyboard

Então, não sou tão iniciante no Linux mas não fazia ideia nem de como começar a resolver o problema, você já me deu uma direção. De qualquer forma já deixo aqui a saída do terminal para o comando que você falou:

gnome-control-center keyboard
Gtk-Message: 20:41:29.928: Failed to load module "appmenu-gtk-module"

(gnome-control-center:3487): Clutter-WARNING **: 20:41:30.123: Whoever translated default:LTR did so wrongly.

Aqui é o resto da saída quando clico em “customize Shortcuts”:

(gnome-control-center:3487): GLib-GIO-ERROR **: 20:41:32.347: Settings schema 'org.gnome.shell.extensions.pop-shell' does not contain a key named 'pop-workspace-down'
Trace/breakpoint trap (imagem do núcleo gravada)

A mensagem de erro acusa a falta de uma entrada no schema da extensão, pode ser que o problema já tenha sido resolvido em uma atualização. o fato é que essa opção existe na extensão pelo que pude observar, então faça o seguinte.
Baixe esse arquivo XML

https://raw.githubusercontent.com/pop-os/shell/master_groovy/schemas/org.gnome.shell.extensions.pop-shell.gschema.xml

em seguida copie para /usr/share/glib-2.0/schemas e depois compile os schemas.

sudo glib-compile-schemas /usr/share/glib-2.0/schemas/

Depois disto tente abrir novamente o painel de configurações do teclado e veja se o erro persiste.

2 curtidas

O problema continua.

Acho que o melhor é mesmo atualizar o sistema ou ver se o problema continua em Live USB

Mesmo erro? Se sim creio que só atualizando os pacotes mesmo.

1 curtida

Verdade, atualizar resolve. Por enquanto vou contornar o problema com o programa playerctl e o xbindkeys, mais informações sobre o segundo aqui:

De qualquer forma obrigado pela ajuda.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.