Bug na calculadora do gnome

Estou tendo um problema com a calculadora do gnome e já presenciei esse mesmo bug em outras distros. O bug ocorre que a calculadora abre sozinha, depois de algum tempo do sistema ligado. O sistema que eu estou usando é um linux mint 20.3, e meu pc é um notebook acer

Processador: Intel(R) Core™ i5-2450M CPU @ 2.50GHz
Placa mãe: EA50_HC_HR
Chipset: HM77 Express Chipset LPC Controller
Memórias: Unknown SH564128FJ8NWRNSQR
4096 MB @ 1600MHz (SODIMM DDR3)
Unknown HB3SU004GFM8MMD33
4096 MB @ 1333MHz (SODIMM DDR3)
Placa gráfica: 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller

Olá @Jr80, tudo bem contigo?

Dúvidas:

• Presenciou em outras distros no mesmo computador?
  • Você já encontrou alguma relato na internet de um problema similar a este?

Sugiro fazer um teste, fique bastante atento e procure observar se a calculadora abre quando você faz alguma ação específica.

Pode estar ocorrendo um conflito de teclas de atalho ou até mesmo, caso seu teclado tenha aquelas teclas especiais de atalho, que ela esteja sendo acionada “sozinha” devido a um desgaste.

:vulcan_salute:

• Presenciou em outras distros no mesmo computador?
    R: Sim, no mesmo pc, Ubuntu, Manjaro, Pop!_OS, todas com ambientes com base no GTK e usando a calculadora do gnome

• Você já encontrou alguma relato na internet de um problema similar a este?
    R: Que eu me lembre não e eu já pesquisei por isso, hein!

Geralmente isso ocorre quando eu não estou usando o notebook (eu o deixo ligado).

A única tecla de atalho criada no linux mint, que não vem por padrão é o “Ctrl + Space” que chama o albert.

O curioso é que no computador da sala, um intel nuc, esse mesmo problema não ocorre.

Existe a chance de ser um bug real? Sim. Mas é muito pouco provável.

Dado que no seu próprio ambiente não é possível reproduzir em outros computadores eu tentaria eliminar variáveis como: sujeira no teclado, contatos gastos, etc. Se seu notebook permitir, desative o teclado interno e use um externo para confirmar se o problema continua ocorrendo.

:vulcan_salute:

Acredito que é algo específico do seu hardware, seria bug na calculadora se em outras máquinas ocorresse.
Meu notebook HP tem um problema no touchpad dele que é horrível. Se for muito usado, ou se eu fechar a tampa no note, o touchpad fica louco, movendo o ponteiro pra todo lado, clicando em programas, criando pastas etc. Para evitar isso tenho que usar mouse externo e desativar o touch, mas só cheguei a solução parcial depois de muita observação, antes, eu achava que tinha alguém acessando minha máquina kkk

Já presenciei isso tbm no meu note do mouse ficar se movendo sozinho ao fechar a tampa.
Vou procurar saber como desabilito o teclado pelo sistema… Talvez seja um problema no meu hardware e não propriamente no sistema