Bug gráfico no Linux Mint e Ubuntu

Há pouco tempo atrás eu instalei o ubuntu e esses bugs aconteceram, eu não consegui resolver o problema e acabei instalando o linux mint por recomendação de um amigo, porém os bugs estão acontecendo no mint também. Acontece em alguns programas e em outros não, por exemplo, acontece com frequência nos navegadores brave e chrome, mas no firefox não. Aconteceu também no app ICQ e no Microsoft Teams. Eu não faço ideia do que possa ser, sou iniciante em linux.

Eu uso um AMD RYZEN 5 3400G com 8gb de RAM.

vc precisa nos dar mais informações
qual a placa mãe? usa placa de vídeo?qual?
qual a versão do linux mint? do ubuntu?que vc testou antes
qual o ambiente gráfico?

Eu uso os gráficos integrados do ryzen 5 3400g, a minha placa mãe é uma gigabyte A320M-S2H, eu estou no mint 20.2 cinnamon e o ubuntu era o 21.04.

Boas vindas ao fórum! :wave:
Você está usando dual channel (4gb + 4gb) ou single channel (apenas um módulo de 8gb)?
Se for single channel, é problema com APU’s Ryzen + Vega. Tive o mesmo problema, com flex channel também (não pares) usando o Mint ou um flavour do Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu, etc). Experimenta o Solus ou o Pop!_OS. Esses são garantia de rodar sem problema nessa condição.
Obs: caso optar pelo Pop!_OS, use o 20.04, não o 21.04 para melhor estabilidade.

2 curtidas

Eu uso apenas um módulo de 8gb. Então a solução pra eu poder usar o mint ou ubuntu é colocar dual channel?

Yep. Por algum motivo bizonho o Mint e o Ubuntu (junto a seus flavours) tem esse bug bizonho com single channel e flex channel.

Obrigado, vou dar uma olhada no pop!_OS.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.