Bug Debian Buster

Preciso saber como resolver esse erro de mostrar usuários logados no debianbuster. Ao digitar os comandos “users, who,” mostra que estão logados 4 usuários com mesmo nome. Alguma ideia de como resolver isso?Bug-Userdebian

O comando who vai mostra qual users estão logados, se você tiver visto vários o sistema teria reconhecido mais de um logins.

Por exemplo um usuário irá aparecer duas ou mais vezes, abrindo duas sessões do interpretador de comandos.

Se você quiser listar quantos usuários existem é um pouco diferente:

1. Listar usuários que possuem o diretório /home: getent passwd | grep '/home'
  2. Listar por UID-MIN,UID-MAX: getent passwd {1000..60000}

Espero ter lhe ajudado, até mais!

1 curtida

Mas o sistema interpretando mais de um login é normal?

Pode acontecer porque algumas aplicações executam um novo login quando você inicia elas aí pode aparecer o seu usuário múltiplas vezes. Como havia dito como exemplo, quando inicia outro terminal em alguns D.E. (Desktop Environment) ele executa um novo login e esse login será mostrado pelo who.

O preocupante seria se você ver um nome de usuário que você não criou ali, aí é algo a se preocupar mas, como é o seu usuário com varias sessões não é um problema.

Espero ter lhe ajudado de alguma forma, até mais!

2 curtidas

Aproveitando sua ajuda, será que você sabe como resolver isso?

Já tenho um post criado no meu perfil sobre isso, mas ainda, não recebi nenhuma orientação. Acontece que ao executar o comando para ver usuários logados no sistema, o debian interpreta que tem 3 usuários logados e tenho percebido um alto consumo de memória na máquina por isto. Já resolvi isso uma vez, mas não me lembro como.

Agradecido.

O máximo que eu sei é investigar que programas estão catando as saídas desses terminais com o comando lsof:

lsof /dev/$TTYOUPTS

Por exemplo
lsof /dev/pts/0
lsof /dev/tty7

sudo lsof também pode revelar programas em root que estão enviando/recebendo conteúdo dessas sessões (por exemplo, Xorg no /dev/tty7)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.