Bug de icones no Ubuntu 24.04

Não sei se sou apenas eu, mas estou enfrantando uns bugs chatos no Ubuntu 24.04. Alguns programas, incluindo as máquinas virtuais do VirtualBox estão ficando com um ícone genérico de engranagem ao serem executados. No menu do gnome eles possuem o ícone correto mas ao executá-los ficam com esse ícone genérico na dash do Ubuntu. Caso alguém tenha enfrentado o mesmo problema existe alguma forma de solucioná-lo?

Eu estava com esse mesmo bug, quando eu coloco no tema escuro, e tento trocar de papel de parede ele reseta o tema dos icones.

Isso ocorre pois o tema de ícones do Ubuntu (Yaru) não tem um ícone que faz referência para as VMs do VirtualBox… Daria para tentar editar manualmente isso encontrando qual o ID utilizado pelas VMs e colocando algum ícone para elas, mas seria uma função grande fazer isso.

Talvez algum outro tema já tenha isso por padrão, então é uma opção alterar o tema para o padrão do Gnome (Adwaita) e verificar se resolve, ou instalar e testar o Papirus, Tela, Colloid, etc… que são temas que tendem a ter mais ícones personalizados para diferentes aplicações.

Vou testar. Provisoriamente eu adicionei a seguinte linha no arquivo de desktop do Virtualbox “StartupWMClass=VirtualBox Machine”, pelo menos ele abre a VM junto ao ícone do Virtualbox. Vou verificar se com outro tema de ícones ele abre separadamente com o ícone apropriado.

Continuou com o ícone genérico. Teria alguma outra forma de contornar? Tentei criar dois arquivo desktop separados, um para cada VM, o problema é que ele sempre executava e pegava o icone da VM do Fedora, mesmo quando eu abria o Debian.