Bug ao iniciar o OpenBox [RESOLVIDO]

Olá, resolvi instalar o WM OpenBox junto com o GNOME no meu Ubuntu e me deparei com o o erro deste vídeo (upei o vídeo no meu Google Drive).
Tentei reiniciar o OpenBox e relogar na sessão mas o resultado foi o mesmo.
O comando que utilizei para instalar os pacotes foi:

sudo apt install openbox openbox-gnome-session openbox-menu

Alguém sabe o que posso fazer para solucionar isso?
Desde já agradeço.

Você está na sessão pura do openbox.
Ele está com a aparencia de travamento porque ele está sem um ‘Gerenciador de plano de fundo’.
Vamos dizer, essa é a sessão “tudo mato” do openbox. Tanto que se você abrir o gerenciador de tarefas você vai ver o quanto se Ram ele tá usando.
Esse modo é para você poder literalmente Montar o seu desktop sa forma como quiser :wink::+1:
Se você quiser ao logar usar o gnome, você vai ter de ir na tela de login e mudar a opção de Openbox para Gnome(ou o nome da sua distro) e com o Gnome rodando ai voce configurar pra iniciar o Openbox por lá.
Mas ele nesse modo te dá a oportunidade de deixar o ambiente leve e do seu jeito.

1 curtida

Para montar o “Desktop para chamar de seu”, instale o

sudo apt install obconf lxappearance lxappearance-obconf feh dconf-editor

Obconf - É o editor de configuracões gerais do Openbox.
Lxappearance e lxappearance-obconf - É o Gerenciador de temas para o Openbox e seu plugin para as Molduras das Janelas(Menu global).
Feh - Gerenciador de plano de fundo (com um scriptzinho vc consegue botar ele pra exibir Wallpapers aleatórios :ok_hand:).
Dconf-editor - Para editar as configuraçòes dos gerenciadores de desktop (Nautilus/Nemo).

Para ativar o plano de fundo:

feh --bg-fill “Endereço do arquivo”.jpg

Para iniciar a área de trabalho:

nemo-desktop
ou
nautilus-desktop

Personalize escolhendo o Tema, Icones, Cursores e Molduras das janelas pelo

lxappearance

Se quizer ter um efeito de transparencia recomendo o compton por ser leve e funcional:

sudo apt install compton

Para executar o compton:

compton -e .8 -m .8
Ou para ter um efeito de sombras:
compton -cC -e .8 -m .8

Não sei como lançar a barra de menu iniciar do gnome isoladamente pelo comando. Mas se não a quiser vc pode instalar a do XFCE:

sudo apt install xfce4-panel xfce4-whiskermenu-plugin xfce4-pulseaudio-plugin xfce4-appmenu-plugin

Personalize a barra e os plugins do seu jeito e seja feliz.

Para auto-iniciar os programas quando você iniciar a sessão pelo openbox, crie um arquivo de texto em:
/home/'seu usuario'/.config/openbox com o nome de autostart.
Edite o arquivo listando por inserir os nome dos programas e as configuraçôes que você quer que o Openbox autoinicie na sessão, seguido de &.

Reinicie a sessão e voilá, esse é o Seu desktop, leve e personalizado, feito por você.:wink::ok_hand:

3 curtidas

Vou seguir as dicas. Estou começando agora com o OpenBox. Muito obrigado!