Brilho no Ubuntu

Alguém tem uma solução pra corrigir o brilho do Ubuntu 18.04?
Esse problema é antigo no Ubuntu, O brilho fica sempre no máximo, depois de inicialização do sistema, já usei xbacklight entre outros apps ,mas nenhum deu resultado.Meu note tem placa híbrida INTEL/NVIDIA.

0 Likes

Tenho o mesmo problema ao usar um kernel “errado”. Tente mudar de versão de kernel, tentando as versões até achar um compatível.

A versão 4.4.x é a mais estável e com suporte LTS também, tente este também.

1 Like

Use essa comando no terminal: xrandr --output LVDS1 --brightness XX

se “LVDS1” nao der certo, tente “LVDS-1”

No lugar do “XX” você bota o brilho que quer, entre 1 e 0.
Se você por “1” a tela fica totalmente branca, “0” ela fica totalmente prenta, ou seja, nunca use esse dois valores, recomendo você usar 0.5 ou 0.4

O problema é que toda vez que você ligar, você vai ter que executar esse comando.

1 Like

Esse é um problema clássico e super simples de resolver. Você precisa adicionar uma linha na inicialização do grub.

No terminal digite:
sudo nano /etc/default/grub

O nano é um programa em CLI pra editar documentos. Ai você vai achar a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT e vai adicionar o valor acpi_osi='!Windows 2012' entre as aspas.

Ou seja, a minha fica assim:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet acpi_osi=’!Windows 2012’”

Se esse comando não der certo, então você pode testar outros, tem vários. Alguns possíveis:
acpi_osi=
acpi_osi=Linux
acpi_osi=’!Windows 2012’
acpi_osi=’!Windows 2012’ acpi_backlight=vendor
acpi_backlight=vendor

1 Like

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Notebooks/Brilho-travado-no-minimo-em-notebook-com-deepin Esse é um tópico de quando descobri essas soluções lá no viva o linux.

Ai sim… esqueci de dizer o resto. Depois de editar você aperta Ctrl + O para salvar (talvez o atalho seja diferente mas é só ver no nano que mostra) e Ctrl + X para sair.

Em seguida rode o comando:
sudo update-grub

Para poder atualizar o grub (bem intuitivo). Depois é só reinicar e mudar seu brilho e ser feliz. Não esqueça de checar se a sintaxe tá correta pq uma aspa ou apóstrofe a menos já da errado

1 Like

E outra coisa, se o sistema iniciar em tty, com a tela preta e pedindo login, não se assuste. É só rodar os mesmos comandos que eu disse e verificar se há algum erro no arquivo /etc/default/grub

Criei um artigo no meu blog sobre isso: Problema do brilho travado no linux
Lá também vou postar outros problemas que enfrentei e suas soluções. Como problemas com o touchpad e etc.

2 Likes