Brilho da tela não altera em nenhuma distro

Após testar inumeros sistemas(Fedora, open suse, manjaro, pop…) nem um foi capaz de automaticamente funcionar com a tela do meu notebook
Dell g15 - ryzen 7 + 3060
Gostaria muito de usar linux, e inclusive meu professor de Sistemas operacionais já pediu que usassemos linux nas aulas.

Acredito que o problema principal seja esse:

juan@pop-os:~$ ls /sys/class/backlight/
amdgpu_bl0

Ou seja, minha placa nvidia não esta ali.
Outra informação que pode ser util, estou com um bug parecido no windows, quando eu uso qualquer drive nvidia acima do 512 ele também não muda.

Estou suplicando se alguem puder me ajudar serei eternamente grato, não precisa ser necessariamente pop, eu aceito qualquer sistema com gnome

1 curtida

Olá!
Vc ta instalando o sistema já com a .ISO com driver NVIDIA?
O Manjaro e o Pop_OS tem versões com driver incluso.

Agora, se o bug persiste no Windows, pode-se suspeitar de hardware também… Mesmo que funcione em outras versões.

De qualquer forma, quais procedimentos cê fez nos processos de instalações?

1 curtida

Olá, estou sim usando a iso nvidia, no windows é um bug bem comum nesse modelo expecifico, e acredito que seja justamente por ter uma placa amd e uma nvidia rodando no mesmo sistema!

A propria nvidia já tomou conhecimento do bug, e a dell libera pelo proprio site os drivers com correção do erro, porém não da pra atualizar. O problema acaba sendo que no linux infelizmente não funcionou instalar o drive mais antigo

1 curtida

Consegui fazer o brilho funcionar desativando o nvidia optimous na bios, isso não é ideal pois usa diretamente a nvidia e consome bem mais bateria, sem contar que dessa forma toda vez que preciso de bastante bateria sou obrigado a entrar na bios, ligar o optimous e usar windows, então tecnicamente meu problema não esta resolvido :frowning:

Quando desativo o optimous o comando:

ls /sys/class/backlight/

para de mostrar a pasta da amd, e mostra apenas a da nvidia, infelizmente o sistema não deixa eu simplesmente zipar ela e colar, e outras tentativas de apps de terceiros para controle de brilho não funcionaram, então acredito que por hora isso é o melhor que terei.

1 curtida

Olá @freeQ.
Tenho um G15 Ryzen Edition também, e a minha solução foi mexer com os parâmetros de kernel como mencionado em https://wiki.archlinux.org/title/backlight, na seção 4.1-Kernel command line options.
Atualize seu initramfs (Debian/Derivados rode update-grub).
Teste e retorne se funciona com o Optimus habilitado.
No momento estou utilizando somente Win 11 nesta máquina, então não me recordo se funcionou corretamente com as duas GPUs funcionando em conjunto.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.