Breves congelamento constantes e/ou travamentos [help]

Olá lindo leitor deste tópico. Ontem finalmente tive a iniciativa de migrar do windows 10 para o Linux, mais precisamente a distro POP_OS 20.04 (NVIDEA).
Apesar de estar curtindo muito o novo sistema estou tendo um problema bem chato, em certos momentos o meu computador parece que vai voar, sim ele faz um barulho bem agudo como se fosse a turbina de um avião acelerando. Mais o problema maior é que durante essa “acelerada” que o computador faz, que fica em torno de mais ou menos 5 segundos o meu mouse e a tela congela.

Alguém poderia me ajudar?

Meu processador é um intel core i5 4440
Minha placa de vídeo é uma gtx 1050TI de 4GB

2 curtidas

Boas vindas ao fórum :wave:
Você instalou a ISO que contem os drivers de vídeo Nvidia por padrão?

• Quanto de memória você possue em sua máquina?

• Esta usando alguma extensão a mais com o SO da System76 além das que já vem por padrão?

• O barulho é proveniente de qual fan, CPU, GPU ou do gabinete?

• Essas congeladas acontecem do nada ou ao rodar programas mais demandosos, como um game por exemplo?

1 curtida

Olá muito obrigado :smiley:

Sim, eu instalei a ISO através do site oficial https://pop.system76.com/

O meu computador possui um pente de 8GB de memória RAM DDR3

Apenas as que já vem por padrão no sistema

Infelizmente ainda não consegui identificar

Pelo tempo que está ocorrendo eu percebi que essas congeladas ocorrem quando estou usando múltiplas abas, como por exemplo, 2 abas do vscode, google chrome, entre outras aplicações. Percebi também que a “acelerada” se torna mais constante quando o computador está ligado mais ocioso.

2 curtidas

Essas congeladas podem ser N fatores, mas meus palpites vão para:

• Single Channel;
  • Aquecimento demasiado do processador ou da GPU;
  • Talvez alguma “treta” com o HDD. Se possível, cheque a saude do disco pelo Gnome Disks.

Abra o terminal, deixe alguns programas abertos e rode o seguinte comando e poste o output aqui para gente, por favor: sensors

1 curtida

Nunca tinha parada para checar a saúde do meu HD, ele é bastante antigo. Com relação ao terminal, esse comando “sensors” não funcionou pra mim mais com certeza é por minha causa, porque eu não sei muito de terminal rsrs

Nah, relaxa. Pensei que o lm_sensors vinha instalado no Pop, mas pelo visto não. Na foto deu para ver que o HD tá com 9 setores defeituosos, logo faz sentido essas travadas. Sobre as fans estarem ficando doidas por um tempo, é um mistério ainda a ser desvendado.

Experimente desativar temporariamente o swap e veja se as travadas param:

sudo swapoff --all

depois ative novamente

sudo swapon --all

Aparentemente não tive mais congelamentos, porém não estou “estressando” a máquina. Estou apenas navegando na internet. O interessante é que as “aceleradas” elas continuam e de forma um tanto quanto constante, vale mencionar também e que eu esqueci de pontuar no tópico é que após a “acelerada” que o computador faz ele dá um “estalo”. O curioso é que quando eu utilizada o win 10 o meu computador tinha outro barulho característico dele, era um barulho como se tivesse alguma coisa arranhando.
Enfim, acho que o ideal mesmo seria um computador novo. Mais o dólar e a mineração de BT não colabora.

1 curtida

Tenta abrir e ver se não é o HD/SSD do seu equipamento, ou sujeira no cooler e dissipadores, além de pasta térmica, etc (fazer um check-up).
Lembro de usar o Ubuntu Mate e levar meu i5-7200u às alturas, sendo que no Win e em outras distros raramente gira o cooler.

Vou fazer um check-up mesmo, valeu pela dica

1 curtida

por nada :slight_smile:

Olá, desculpa a demora, eu vim finalizar melhor este tópico. Eu constatei que os problemas de ruídos e congelamentos que eu estava sofrendo era realmente por causa do meu HD, ele está com 10 setores defeituosos mais especificamente [C5]Pending alguma coisa… kkkk, ok não foi tão específico assim.
Eu até tentei resolver o problema isolando uma boa parte em volta da área defeituosa do meu HD particionando ele e deixando a parte defeituosa em desuso, porém isso não resolveu o problema. Até que eu chutei o pau da barraca e formatei ele por uma ultima vez na intenção de usar o computador com congelamentos e ruídos mesmo (utilizando a instalação padrão) até eu comprar um HD ou computador novo, foi aí que pela minha surpresa até agora não tive mais problema nenhum, apesar do HD ainda está defeituoso.

2 curtidas