Venho até vocês hoje para apresentar a nova versão disponível do Bravo OS, uma remasterização do PCLinuxOS, ou seja, com a qualidade de uma boa distro rpm, mas com o gerenciador de pacotes Synaptic junto ao APT. Outro ponto importante é ser rolling release, o que permite ao sistema estar sempre atualizado.
Como funciona a relação de um gerenciador de pacotes normalmente utilizado em outra “família” de distribuições com uma distribuição fora dessa família?
Ótima pergunta. Poucas pessoas sabem que o Synaptic é original do projeto conectiva, que usava rpm. Então a sincronia de tudo é muito perfeita, roda nativamente.
Essencialmente você pode versionar qualquer coisa com o APT, até arquivos completamente aleatórios como .mp3, .pdf… ele leva o "Advanced" de Advanced Package Tool muito ao pé da letra, ao mesmo tempo que oferece uma interface simples pra gerenciar tudo. É um processo muito simples, requer poucos passos:
Liste os arquivos em um arquivo chamado Packages e compacte com gzip, cada arquivo deve ter uma entrada assim:
Package: nome-do-arquivo-nesse-estilo
Version: versão do pacote
Architecture: all (ou arquitetura)
Installed-Size: tamanho do arquivo (descompactado se for o caso)
Depends: Dependencias, se, tiver
Filename: NomeDoArquivo.ext
MD5sum: assinatura_soma_MD5
SHA1: assinatura_SHA1
SHA256: assinatura_SHA256
Priority: optional
Faça upload dos arquivos e do Packages.gz (nesse exemplo na mesma pasta)
Adicione essa linha ao sources.list:
deb URL ./
Manipule a função install do APT para chamar o programa que vai gerenciar esses arquivo, isso pode ser feito com um shell script bem simples
O projeto é uma remasterização tradicional, ou seja, não tem código adicional. É feito apenas uns retoques visuais e uma seleção melhoradas de programas, além do versionamento que não acompanha o #PCLinuxOS. Por esse motivo por hora não pretendo investir tempo nesse tipo de coisa, prefiro ampliar a documentação.
Referente a necessidade da existência eu poderia te dizer, um depende. Mas assim, contribuo nos fóruns e grupos de discussão do PCLinuxOS, inclusive mantenho contato com Alessandro Ebersol, chefe da comunidade brasileira.
Esse projeto tem alguma coisa a ver com as isos que o pessoal da comunidade brasileira soltava? Não lembro se eles faziam uma remaster ou se só traduziam a distro completamente, porque lembro de ela apresentar alguns problemas na tradução para o português.
@Tuxraldo Não tem relação, mas como citei acima contribuo com fórum e grupos de discussão. O projeto brasileiro ainda existe e continua forte, eles inclusive possuem o repositório nacional, referente a tradução é talvez alguma desajuste apenas, fácil de corrigir.
A base eu pego do PCLinuxOS americano e aplico as traduções necessárias, até para evitar algum vício que ocorra na versão brasileira.
Vamos considera-la apenas uma “remasterização”. Aos poucos vou ajustando, soltando isos quinzenais, com as atualizações que são diversas no pclinuxos e correções que vão sendo necessárias.
As isos quinzenais me ajudam a sempre fornecer com o software mais novo, pra mim que uso pra trabalho e para quem for baixar, não vai precisar de muitas atualizações logo de cara.
Uma dúvida básica: eu consigo instalar nele o Java da Oracle? Fiquei curioso para instalar, mas estou fazendo meu IRPF, e na distro que estou utilizando no momento já tem tudo instalado e rodando blz. Grande abraço e sucesso!
Acho mais aconselhável terminar o que é importante e depois fazer testes, mas já adianto que provavelmente é possível sim instalar (acho que praticamente todas as distros são), só procurar como instalar da maneira correta