Brave não inicia no wayland, como resolver?

Bom dia! Pessoal, eu uso o Kde Neon e decidi trocar o tipo de sessão padrão de X11 para Wayland, mas desde então o Brave não abre mais. Já desinstalei e reinstalei umas 3 vezes e não fez diferença.
Quando tento chamar pelo terminar dá esse resultado:

ricardo@ricardo-inspiron3583:~$ flatpak run com.brave.Browser
[2:2:0702/081037.142288:ERROR:ozone_platform_x11.cc(239)] Missing X server or $DISPLAY
[2:2:0702/081037.142314:ERROR:env.cc(255)] The platform failed to initialize. Exiting.
ricardo@ricardo-inspiron3583:~$

Alguém sabe como posso resolver?

me parece que esse pacote é para X11.

Tenta instalar o pacote xwayland que ele é meio uma gambiarra que engana os programas.

1 curtida

Olá.

Baixe o Flatseal e confira se alguma dessas opções está marcada para o Brave:

Uma coisa que você pode fazer é configurar o navegador para rodar em Wayland nativamente, ao invés de tentar abrí-lo com o XWayland. Para isso você precisa habilitar as flags --enable-features=UseOzonePlatform --ozone-platform=wayland.

Tem varias formas de fazer isso:

• você pode apenas executar pelo terminal flatpak run com.brave.Browser --enable-features=UseOzonePlatform --ozone-platform=wayland;
  • editar o arquivo .destkop do Brave e adicionar isso aos 3 linha de Exec, que aí sempre que abrir o atalho do menu já funcionará com essas flags, mas, toda vez que o programa atualizar, terá que refazer isso;
  • ou, a opção que eu prefiro, adicionar essas flags no arquivo brave-flags.conf que deve ficar em ~/.var/app/com.brave.Browser/config/ (esse é o local da versão Flatpak).

Ah! E deixa essa opção desmarcada e a debaixo marcada:

E se for usá-lo de novo X11 terá que remarcá-la.

2 curtidas

Eu não recomendo o brave do flathub, já tive vários problemas com ele…

O pacote não é mantido oficialmente pelo brave. Use a versão .deb mesmo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.