/boot no sda e / /home no sdb

Bom dia, até alguns meses atrás eu usava dual boot e rodava perfeitamente, me encuquei do windows e decidi usar apenas o linux. Ao instalar o mint me deparei com um problema na minha instalação.
Quando fui instalar eu queria que tudo ficasse no meu SSD (home, /, boot, TUDO) porem ao instalar dessa maneira ele não reconhecia a pasta boot. Acabei instalando no modo padrão do mint e começou a funcionar direito mas eu queria que o pc ao inicializar não iniciasse o grub pois não tenho duas distros e nem penso em ter. Ao verificar a localização da minha pasta boot constatei que ela está no meu HD (sda) e o mint está no (sdb) existe alguma maneira de usar o boot no (sdb) e não no (sda)? Se eu usar o gparted para formatar o (sda) isso pode causar algum problema?

1 curtida

Olá. Vou responder por trechos a sua pergunta. Não sou o "sabe tudo " , mas estou tentando ajudar!

"Quando fui instalar eu queria que tudo ficasse no meu SSD (home, /, boot, TUDO) porem ao instalar dessa maneira ele não reconhecia a pasta boot. "

→ RESPOSTA: Se você entrar na configuração da sua BIOS e desativar o sistema de UEFI você não vai precisar da partição (boot) para que a inicialização do sistema ocorra perfeitamente. No caso, você precisara criar somente a partição “/”( onde fica os arquivos do sistema) e a partição “/home” onde fica os seus arquivos pessoais.

“Acabei instalando no modo padrão do mint e começou a funcionar direito mas eu queria que o pc ao inicializar não iniciasse o grub pois não tenho duas distros e nem penso em ter.”

→ RESPOSTA: Nesse link:( menu de inicialização do Grub - veja como esconder ), tem o modo de como tirar essa tela do grub, para que o sistema inicie direto.

“Ao verificar a localização da minha pasta boot constatei que ela está no meu HD (sda) e o mint está no (sdb) existe alguma maneira de usar o boot no (sdb) e não no (sda)? Se eu usar o gparted para formatar o (sda) isso pode causar algum problema?”

->RESPOSTA: Amigo, pelo o que eu entendi, você terá problemas pois cada parte do sistema está instalado em uma partição do HD e outra parte no seu SSD. Recomendo que você formate o seu computador, desabilitando o UEFI para dispensar a partição boot e particione o seu SSD com a partição “/” e a “/home” , assim seu sistema fica somente no SSD.

2 curtidas

Quanto à partição /boot separada (que não é igual à uma partição /boot/efi) talvez ela não seja algo obrigatório para a tua instalação.

“A separate /boot partition is only needed if your boot loader cannot access your root filesystem. For example, if the boot loader does not have a filesystem driver for it, or if / is on software RAID, a encrypted volume or a LVM volume.” (v. Partitioning - ArchWiki)

  • Além dessas situações pontuadas em Arch Wiki, adiciono o uso do BtrFS na partição /. Se tu quiseres usar a função savedefault do GRUB, tu terás de uma partição /boot separada com um outro sistema de arquivos que permita o uso desse recurso.

Mas, se for necessário em sua instalação, ou se simplesmente quiseres uma partição separada para o /boot, observe mais esses detalhes:

Your /boot must not be in fat32.
It must be in ext4 or ext2, preferably ext2.

Isso para boot BIOS, UEFI é um outro cenário.

Uma referência sobre o uso de BtrFS na partição raiz com GRUB como carregador de boot: https://forum.manjaro.org/t/solved-grub-btrfs-error-sparse-file-not-allowed/70031

1 curtida

Sim, com certeza vai dar algum problema.

O /boot armazena tudo relacionado ao boot do sistema: Kernel, Initial RAM Disk, arquivos de configuração do Grub…

Eu nunca tentei fazer, mas a chance de dar problema é muito grande. Eu faria a instalação do zero da forma que você quer (particionamento manual dai).

Att,
Mateus

Talvez alguém possa responder com certeza… mas a partição /boot legado talvez num sistema UEFI não seja prático e parece ser dispensável… Particularmente eu crio porque acredito que se a opção permanece ainda é porque deve haver diferença e creio que ainda deva ser uma boa ideia… É como disse não sei ao certo…

Há por aí quem diga que o /boot legado funciona com qualquer sistema de arquivos linux, mas o recomendável mesmo é ext, que pode ser qualquer versão deste. Já vi dizer, mas faz tempo, que o ideal é o ext3, mas uso o ext4 sem problemas…

Já a partição /boot/efi é dito que deve ser fat32. Em instalações de distribuições Linux é default o tamanho de 536MB ou 512MiB.

Não esqueça que alguns modelos de placa mãe em modo UEFI é preciso ‘setar’ a localização do grub para que o processo de boot da maquina flua… e talvez seja por isso que você esteja pensando que o problema seja a partição /boot…

[EDITADO] Tópico relacionado: /boot legado em UEFI

ps. o grub é nescessário, tendo mais sistemas operacionais ou não.

Li melhor cara… Seu problema é simples, você é iniciante e não me ocorreu isso…
Em qualquer modo, UEFI ou BIOS, é necessário que você configure o SETUP da maquina para que ela saiba em que disco deve começar… faça isso…:grinning:

Acredito que o problema não é esse, tenho Arch e o Gentoo instalado em ssd com UEFI e o grub é um “pé no saco” caso ele use f2fs como eu. Eu recomendaria ele usar outro bootloader, aqui uso o systemd-boot, flui que é uma maravilha.