Boot mais lento que o do windows

Galera uma ajudinha por favor ? Eu to com um notebook com um ssd nvme e estou indignado por esperar mais tempo de boot que quando tinha windows. Era 5 segundos para ligar no windows e agora que instalei o Mint antes de aparecer ligar ele fica com a logo da acer por alguns segundos ao em vez de ir direto como era no windows. Alguém pode me ajudar? o TIMEOUT do Grub ta setado como 0, agora não sei o que fazer. O que vocês acham?

Abra o terminal e execute:

systemd-analyze blame

Envie aqui o resultado, para que possamos visualizar o que está sendo carregado durante o boot.

o Windows (a partir do 8) é mais rápido pra ligar que qualquer outro sistema operacional
normal
pesquisa por fast startup que vc vai entender o porque disso
espero não ter entendido errado

1 curtida

qual tipo de boot esta usando bios ou uefi pode ser isso que esteja atrapalhando

$ systemd-analyze blame

682ms systemd-logind.service
672ms lightdm.service
668ms plymouth-quit-wait.service
528ms systemd-journald.service
521ms upower.service
414ms systemd-resolved.service
337ms systemd-timesyncd.service
315ms dev-nvme0n1p5.device
310ms e2scrub_reap.service
263ms accounts-daemon.service
255ms networkd-dispatcher.service
220ms udisks2.service
159ms systemd-rfkill.service
149ms avahi-daemon.service
147ms NetworkManager.service
146ms ubuntu-system-adjustments.service
141ms bluetooth.service
138ms polkit.service
136ms ModemManager.service
136ms [email protected]
120ms lvm2-monitor.service
109ms networking.service
103ms thermald.service

Uefi ao lado do windows boot manager, porém já configurei pra não mostrar o grub e ir direto pro Mint. Meu arquivo em “/etc/default/grub” está conforme abaixo mas mesmo assim o windows é mais rápido.É Como se tivesse um atalho pra ele. Segregação racial esses fabricantes estão fazendo. Isso é um absurdo.

Arquivo grub em “/etc/default/”

If you change this file, run ‘update-grub’ afterwards to update
/boot/grub/grub.cfg.
For full documentation of the options in this file, see:
info -f grub -n ‘Simple configuration’

GRUB_DEFAULT=0
GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=0
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=true
GRUB_DISTRIBUTOR=lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash”
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

#Uncomment to enable BadRAM filtering, modify to suit your needs
#This works with Linux (no patch required) and with any kernel that obtains
#the memory map information from GRUB (GNU Mach, kernel of FreeBSD …)
#GRUB_BADRAM=“0x01234567,0xfefefefe,0x89abcdef,0xefefefef”

#Uncomment to disable graphical terminal (grub-pc only)
#GRUB_TERMINAL=console

#The resolution used on graphical terminal
#note that you can use only modes which your graphic card supports via VBE
#you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo’
#GRUB_GFXMODE=640x480

#Uncomment if you don’t want GRUB to pass “root=UUID=xxx” parameter to Linux
#GRUB_DISABLE_LINUX_UUID=true

#Uncomment to disable generation of recovery mode menu entries
#GRUB_DISABLE_RECOVERY=“true”

#Uncomment to get a beep at grub start
#GRUB_INIT_TUNE=“480 440 1”

Seu boot com Linux Mint está 6,6s mano, você está achando muito isto?

Se o boot do Windows é mais rápido, e você esteja comparando com ele, o motivo do boot do Windows ser rápido é pelo fato dele não desligar, e sim hibernar.

2 curtidas

O Windows tem umas malandragens que só ele! Por exemplo o fastboot faz com que a inicialização do computador seja semelhante ao “suspender”. Eu desconheço algo parecido no Linux, então a placa mãe vai sempre passar pelo processo completo de verificação de hardware na inicialização.

No meu caso não tenho Windows para comparar. Porém o computador demora entre 12 e 15 segundos para aparecer a tela do GRUB. Depois disso o computador iniciava em 5 segundos na época que eu usava o Debian.

No fim não é um defeito do Linux, mas sim uma integração especial que o Windows tem com os firmwares de alguns fabricantes.

“Resolvi” o problema usando sempre a função suspender do computador. Assim em 2 segundos o computador está pronto para uso. Não tem problema de descarregar a bateria porque é um desktop. Se cair a luz, o computador inicia do zero e por eu usar BTRFS não há problema de corrompimento de arquivos.

1 curtida

Uma postagem foi mesclada em um tópico existente: [Distro/Desktop] Otimizando o systemd - 8 passos (adic. 5 passos e removido 1) 07/09/20

Mas a logo da “Acer” não faz parte do boot relacionado ao Linux nem qualquer outro “S O” , pois o tempo de inicialização do sistema só pode ser calculado após ela .

1 curtida

Não necessariamente, pois em sistemas UEFI, a inicialização do sistema pode acontecer exibindo o logo da fabricante, identificado geralmente pela animação de carregamento logo abaixo (No windows fica bem claro isso). Portanto a tela com logo do fabricante tem dois momentos, a inicialização da BIOS/UEFI e a inicialização do do sistema,

Disse bem ! “no Windows”.

Bom , como eu já disse , essa logo da Acer não tem nada a ver com o sistema mas voçê pode desativa-lo no setup , pois como nosso amigo lucassfank disse que essa tal logo aperece no carregamento do sistema , maassss isso no Rwindows e não no “Linux”.