/boot legado em UEFI

Tenho uma dúvida há um tempo… Gostaria de saber de quem sabe um pouco mais se é totalmente dispensável a criação da partição /boot legado em um sistema UEFI…

Com a vinda do modo UEFI e a criação da partição EFI, também chamada de ESP, parece que não é mais inteligente criar um /boot legado. As informações na EFI são as que no passado eram contidas na /boot legado, ou é viagem mesmo?..

Tenho impressão que ainda é uma boa criar uma /boot legado, mas gostaria de mais detalhes sobre o assunto…

completamente dispensavel se o hardware é uefi não tem motivo de criar uma partição legacy sem contar que o UEFI é a “evolução” do legacy.

1 curtida

A partição boot sempre foi opcional, em sistemas UEFI é necessário ter a partição EFI. Em modo legacy você pode ter apenas uma partição raiz “/”.

1 curtida

O caso é, se o conteúdo da /boot/efi e da /boot forem com informações ou propósitos diferentes, provavelmente existe particularidade em seus usos e a /boot deve não ser totalmente dispensável…

Parece-me que informações que seriam da /boot na realidade em UEFI não vão pra /boot/efi e sim pra “/”. Acho que EFI tem instruções próprias de quem as desenvolveu repassando apenas para as competências do Linux…

Responder esta questão responde se o legacy realmente é passado…

Esta resposta não está fácil na web…

Caros,
o /boot é indispensável em ambos. O que muda são os novos diretórios de configurações do linux entre o Legacy e grub 2.

o /boot é o diretório que tem os arquivos do Kernel, initrd e etc. Inicialmente existia uma limitação (principalmente quando usado o LILO), que o gerenciador de boot só conseguia acessar esses dados se esses dados estivessem no limite do cilindro 1024 do disco. então se os dados o cilindo 1024, o gerenciador de boot não conseguia acessar os dados e não conseguia dá boot na maquina. Devido isso, era comum criar o /boot.

Hoje em dia o GRUB moderno, já possui a tecnologia que consegue acessar os dados antes do cilindro 1024 e é por isso que até hoje se mantêm a prática de de criar o /boot.

Espero ter ajudado. Abraços