/boot/efi cheia

Eu estava com um dual boot entre o Arch Linux e o Windows, e eu estava com vontade de testar o fedora, baixei a Live iso do mesmo e após executar o anaconda, recebi erros em relação ao espaço da pasta /boot/efi.
Utilizei a mesma Live para deletar arquivos de distros anteriores que estavam na pasta, mas mesmo assim não consegui espaço suficiente.
Aqui estão os arquivos presentes na pasta do boot:

1 curtida

Vc baixou o grub no /efi, tente refazer a instalação com o ponto de montagem esp em /boot (como diz na ArchWiki)
EDIT: Vi agora que o problema foi causado pelo fedora, nele monte como /boot/efi (formato ainda usado por ele)

1 curtida

Provavelmente no particionamento manual foi selecionada a partição esp com ponto de montagem /boot ao invés de /boot/efi. Geralmente não há pastas “grub”, nem “System”, nem arquivos fsck*.rec na partição esp.

2 curtidas

No instalador eu montei a partição EFI no /boot/efi e acabou dando o erro, sempre montei nessa pasta e sempre deu bom.

1 curtida

Pode ser uma desavença entre o arch e o fedora… monte o arch em /boot/efi tbm e nos atualize sobre :wink:

O que a ArchWiki recomenda (e o mais lógico) é montar em /boot, mas muitas distros ainda montam uma outra pasta dentro de /boot (/boot/efi)

Acho bem improvável, eu ja cheguei a instalar o fedora antes de instalar o arch e deu tudo certo.
Sobre o ponto de montagem, eu monto no /boot/efi já que meu pc trabalha com UEFI.

1 curtida

Putz… é o rawhide ou o 35?

1 curtida

É o Fedora 35 msm

1 curtida

Só se o o fedora instala o grub dentro do EFI. Mas nesse caso o instalador deveria ter verificado o espaço livre antes de entupir a partição e gerar erro de instalação… Eu lembro que o fedora no manual de instalação recomenda uma partição separada para o /boot. Espero que alguém com maior conhecimento na instalação do Fedora possa ajudar mais.

2 curtidas

Hmm… chegou a fazer aquele teste da iso antes de bootar? Aparece no grub (Test and ….)

1 curtida

Sim, a ISO está certa. Algo que eu esqueci de falar é que nesta ISO live dá um erro 11 relacionado ao rsync, já numa ISO netinstall, dá o erro de espaço, pela lógica, os erros devem ter a mesma causa.

1 curtida

Pode ser isso mesmo, uma vez que instalando o arch sem o /boot/efi, ele vai copiar os arquivos de inicialização dentro da partição /boot (como mostrado na foto) e o kernel é meio pesado. Daí se a partição é pequena, acabou o espaço em disco…

2 curtidas

Esse erro de rsync pode até não fazer sentido sobre a particao esp, mas este erro de espaço me parece estranho…
Mande um print dos dois erros se puder :slight_smile:

1 curtida

Só um minuto que eu já já mando

1 curtida

Bom, a instalação do Fedora Netinstall começou e por enquanto não teve erros, qualquer coisa eu aviso aqui no post.
(Eu sei que nesse momento é meio irrelevante, mas aqui está o erro da ISO Live)

1 curtida

Aconteceu um erro aqui no netinstall, no error summary fala o seguinte At least 5MB more space needed on the /boot/efi filesystem @Deleterium @mngustavo13

1 curtida

Quanto vc colocou de partição esp? O aconselhado é entre 300-512mb
O erro do rsync (de acordo com algumas pesquisas) indica falta de espaço para a instalação. Certificou-se de que há espaço disponível nas partições e marcou a partição correta para a instalação?
A última: seu computador é um Dell? Geralmente neles é necessário trocar o sata operarion de RAID ON para AHCI

https://forums.fedoraforum.org/showthread.php?324623-Rsync-error-11-during-installation-from-live-usb

Teria que fazer uma limpa na partição esp (perigoso) ou então criar uma segunda partição esp pra adicionar mais bootloaders. Essa segunda opção funciona bem na maioria dos casos e é bem mais segura de fazer.

2 curtidas

Consegui resolver apagando os arquivos com ícone azul, eles eram executaveis do windows, tudo está normal.

2 curtidas