Boas distros com MATE?

Bom, sempre fui um grande amante do GNOME2. Gostava do jeito que era tudo extremamente personalizável e ajustável. Não gostei nada quando o GNOME3 saiu. Por isso, quando conheci o MATE e fui procurar, não vi tantas distros assim. Sei que o Ubuntu com MATE é muito bom, mas nunca fui muito fã do Ubuntu, nem do APT. Sou mais Fedora :V
Porém, não gostei muito também da spin Fedora MATE-compiz, pois não é tão polido e não gostei da coesão visual.

Por isso quero saber se vocês conhecem boas distros com MATE sem ser Ubuntu e Fedora :stuck_out_tongue:

Você consegue instalar o mate em basicamente qualquer distro como debian, mint, manjar o, arch…

Eu estou usando o Manjaro MATE a algumas semanas já e recomendo, até agora nenhuma reclamação. Mas tu pode dar uma olhada também no Arch se preferir algo mais puro. Tem também o Solus com MATE, nunca utilizei como principal, mas pelos testes que fiz em VM, me parece uma boa distro.

Fui lá eu tentar instalar o Arch seguindo o tutorial do Diolinux, e quando eu transfiro o ambiente root (arch-chroot), o bash não encontra mais nenhum comando básico, como o nano.
Simplesmente diz que não encontrou o comando

Bom o Linux Mint tem um dos melhores “Mate” na minha opinião ate pq e bem estável com o ambiente gráfico bem atualizado

2 Curtidas

Não gosto do MATE do Mint por que é muito customizado. Gosto do MATE puro.

1 Curtida

Ué vá para o Debian ou Arch com Mate

Linux Mint MATE é muito bem-feito. Atualmente são poucas distros que entregam o MATE como padrão, apesar de todas permitirem a instalação. A diferença para aquelas que entregam ele por padrão, é que estas geralmente tem um maior cuidado em relação ao acabamento.

Exatamente, gosto do MATE puro, sem aquelas modificações que a equipe do Mint faz.

Arch Linux nunca modifica nada, é onde vc encontra as interfaces sem ajustes, o Debian modifica muito pouquinho, um wallpaper aqui um software ali. Mas na real, vc pode pegar qualquer uma dessas distros e deixar o MATE “puro”, basta remover o que vocẽ não quiser é alterar a aparência.

Eu curti o mate do opensuse bem legal.

Quando vou instalar o Arch seguindo seu tutorial quando eu mudo o ambiente root (arch-chroot) o bash não encontra mais nenhum comando básico, como o nano.

1 Curtida

Tem que Instalar o Nano

sudo pacman -S nano

Font