Quais as melhores distros Linux com ambiente MATE?

2 curtidas

Não gosto do MATE do Mint por que é muito customizado. Gosto do MATE puro.

1 curtida

Ué vá para o Debian ou Arch com Mate

Linux Mint MATE é muito bem-feito. Atualmente são poucas distros que entregam o MATE como padrão, apesar de todas permitirem a instalação. A diferença para aquelas que entregam ele por padrão, é que estas geralmente tem um maior cuidado em relação ao acabamento.

3 curtidas

Exatamente, gosto do MATE puro, sem aquelas modificações que a equipe do Mint faz.

Arch Linux nunca modifica nada, é onde vc encontra as interfaces sem ajustes, o Debian modifica muito pouquinho, um wallpaper aqui um software ali. Mas na real, vc pode pegar qualquer uma dessas distros e deixar o MATE “puro”, basta remover o que vocẽ não quiser é alterar a aparência.

2 curtidas

Eu curti o mate do opensuse bem legal.

Quando vou instalar o Arch seguindo seu tutorial quando eu mudo o ambiente root (arch-chroot) o bash não encontra mais nenhum comando básico, como o nano.

1 curtida

Tem que Instalar o Nano

sudo pacman -S nano

Font

O Trisquel adotou o MATE como ambiente padrão. No Solus, tem alguma customização, e o visual é bem bonito. No Mageia o MATE vem também customizado. Opção “pura” é com Debian e Devuan e também com Arch e derivados (EndeavourOS, RebornOS e Arcolinux). Acabei de trocar o Linux Mint na versão XFCE pela versão MATE, porque esta mantém a leveza no uso de recursos do computador e tem um visual mais elegante e próximo do padrão Cinnamon.

(Aliás, é comum a gente ver brasileiro pronunciando o nome desse ambiente gráfico como “Matê”, só que ele foi desenvolvido inicialmente por um argentino, que homenageou a erva mate — então a pronúncia é “Máte”.

Ou não…)

1 curtida

Aproveitar o embalo aqui, qual Gerenciador de Arquivos vcs preferem: Thunar ou Caja?

Lembrei-me de que o PCLinuxOS também oferece MATE “puro”.

Caja, porque o Thunar é um dos gerenciadores mais fracos (não que seja ruim).

Voto com o relator, Leandro Ramos:

1 curtida

O MATE é meio que um xodó pra mim. Eu comecei com Cinammon mas logo migrei pra ele e gostei de como ele se comporta.

Mas acho que o principal é o seu ecossistema, que acho excelente; Caja, Terminal MATE, Atril e Pluma são muito bons, tanto que os usava quando migrei pro Gnome. Não uso mais, mas indico para iniciantes mais curiosos, que querem uma DE bonita de cara, bastante customizável e que permite fuçar, ajustar e, ao mesmo tempo, ser leve.

1 curtida

Me apeguei bastante ao Thunar, então escolho ele.

1 curtida

O meu gerenciador de arquivos preferido é o Nemo, depois vem o Nautilus, Caja, Thunar e PCManFM, na ordem de preferência.


Editado (17:31)

Esqueci do Dolphin, que eu colocaria depois do Nautilus.

1 curtida

Gosto do Mate também mas hoje me dou bem com Gnome 3, a melhor experiencia que tive com Mate foi no Debian.

Bah, Mate é muito bom tchê!

4 curtidas

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Tava esperando um gaúcho dizer isso.

3 curtidas

O do Mate sem qualquer sombra de dúvidas, o mesmo vale para o Cinnamon.