Bluetooth sempre ativado. Como desativá-lo?

Boa noite.
Tentei desativar o bluetooth de ligar automaticamente com o meu notebook com Debian 11, pois isso consome muita bateria. Usei o código abaixo, mas ele simplesmente inativa o modo de pareamento com outros dispositivos - o que faz com que eu não consiga usar meu headset.

sudo systemctl disable bluetooth.service

Se alguém puder me ajudar com esse problema, agradeço.

Qual interface vc está usando?

1 curtida

Eu uso o GNOME

Mas no Gnome tem um botão que ativa e desativa o Bluetooth. Ele fica naquelas configurações rápidas, onde ficam os indicadores de Rede, Bateria etc.

1 curtida

Vê se ajuda> Apesar de se referir ao MINT eu fiz no Ubuntu e funcionou:

Eu esqueci de falar: antes da última atualização do GNOME, o Bluetooth só era ligado quando eu ativava manualmente. Agora ele liga na inicialização do sistema. Se eu o desligo, não consigo ligá-lo durante o uso para conectar nenhum dispositivo.

Desative a funcionalidade diretamente no arquivo de configuração do BlueZ.

Para isso, abra o arquivo “/etc/bluetooth/main.conf” utilizando seu editor de texto de preferência. Em seguida, localize a linha comentada “#AutoEnable=true” e altere o valor de “true” para “false”, ficando com a seguinte configuração: “AutoEnable=false”. Após realizar essa alteração, salve o arquivo e reinicie o computador.

a forma mais fácil é desativá-lo no gerenciador de configurações de sua interface gráfica.

foi justamente o que fiz no início (o comando do terminal é idêntico). deu errado

1 curtida

O meu é o Debian 12 e desliga o Bluetooth de boas. Tinha esse problema no Ubuntu 24.04. Talvez resolva se atualizar/ instalar o Debian 12.

1 curtida

fiz a alteração proposta, mas não resolveu.

Verifique se houve alguma alteração que possa estar ativando o Bluetooth na inicialização do sistema. Outra alternativa que considero relevante para a solução do problema é utilizar o comando rfkill. Sugiro que você crie um script com o comando “rfkill block bluetooth” e o configure para ser executado na inicialização do sistema.

Instalei o Debian 12 em uma máquina virtual para investigar a possibilidade de um problema no pacote. O sistema funcionou perfeitamente, o que me leva a crer que alguma alteração foi realizada que está reativando o Bluetooth durante a reinicialização do sistema.

1 curtida

poderia explicar como eu faço isso? confesso que não entendi muito bem

Existe várias maneiras de fazer o que mencionei anteriormente, pode usar o cron, systemd entre outros. De maneira simplificada basta criar um arquivo .desktop e colocá-lo no diretório autostart com o comando que mencionei anteriormente. Abaixo, segue o comando para automatizar esse processo. Após isso, basta reiniciar o sistema e verificar se tudo funciona conforme o esperado.

Abra o terminal e cole o comando abaixo:

echo -e "[Desktop Entry]
Type=Application
Name=Desabilitar Bluetooth
Comment=Desabilita o bluetooth usando rfkill
Exec=rfkill block bluetooth
X-GNOME-Autostart-enabled=true
NoDisplay=false
Hidden=false
X-GNOME-Autostart-Delay=3" > "$HOME/.config/autostart/Desabilitar Bluetooth.desktop"

Caso queira remover da inicialização do sistema, basta deletar o arquivo criado anteriormente.

rm -f "$HOME/.config/autostart/Desabilitar Bluetooth.desktop"

consegui criar o arquivo, mas o problema persiste. vou deixar um print do arquivo:

Crie o arquivo na sua home, conforme mencionado anteriormente, para o seu usuário específico e realize o teste. Caso não obtenha sucesso, verifique os logs para identificar a causa do problema.

Qual a saída do comando?

systemctl list-unit-files --state enabled



Desativa o bluetooth.service

sudo systemctl stop bluetooth.service
sudo systemctl disable bluetooth.service

Para ligar quando precisar

systemctl start bluetooth.service