Bluetooth não funciona no Fedora 35

Estou com o mesmo problema no fedora 35

2 curtidas

Olá @alucardkillerbr tudo bem contigo?

Dê mais informações sobre o seu adaptador bluetooth e sobre o hardware para que a comunidade possa te ajudar de forma objetiva.

:vulcan_salute:

1 curtida

Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 003: ID 8087:0a2a Intel Corp. Bluetooth wireless interface
Bus 001 Device 002: ID 046d:c542 Logitech, Inc. Wireless Receiver
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

tudo bem meu amigo? nunca tive problema com o bluetooth em nenhuma distro, nem mesmo no fedora 35 pois ja havia instalado ele, fiz uma formataçao e voltou assim, e eu me lembro que ja tinha passado algo parecido no ubuntu e tinha conseguido resolver…

1 curtida

Você ativou os repositórios de terceiros e o Fusion para ter acesso a mais drivers/módulos?
Seguindo linux-hardware esse módulo funciona normalmente no Fedora 32/33 mas no 34 o status está apenas como “detectado” o que indica que precisa de alguma configuração manual extra.

1 curtida

Pode não ter sentido (em relação ao problema), mas o Fedora Workstation não está criando um hostname estático, apenas o “transient” (pego via DHCP/Internet). Sempre que usava o bluetooth ele era detectado como “BlueZ5.61” e não “fedora”

Tente usar:
$ hostnamectl set-hostname "fedora"
e veja se funciona (ou melhora pelo menos)
E mande a saída de:
hostnamectl

PS: Siga tbm as dicas do @eddiecsilva

A saida foi

Static hostname: fedora
       Icon name: computer-laptop
         Chassis: laptop
      Machine ID: 495ee2dafff3407a989f9198cfbcc7bf
         Boot ID: f5e8a91389ae44f5872b0bb8bbb40ccc
Operating System: Fedora Linux 35 (Workstation Edition)
     CPE OS Name: cpe:/o:fedoraproject:fedora:35
          Kernel: Linux 5.15.6-200.fc35.x86_64
    Architecture: x86-64
 Hardware Vendor: Lenovo
  Hardware Model: Lenovo ideapad 330-15IKB

1 curtida

Blz, o estático já ta funcionando, agora siga a dica do @eddiecsilva para ativar o rpmfusion:
sudo dnf install https://mirrors.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Se não estou enganado placas Intel usam driver Broadcom, tente isso:
sudo dnf install broadcom-wl
E reinicie o PC

PS: Faça isso após ativar o RPMFusion

Tudo instalou direitinho, o rpm fusion tambem, dei um upgrade, reiniciei a maquina mas ainda esta assim

1 curtida

(209349234024923049230492 caracteres)

Nada ainda amigo, incrível, fico me perguntando o que mudou desde o lançamento da versao 35, pois quando lançou eu utilizei sem problemas atualizando direto do 34, será algum problema no kernel ? possivel fazer algum downgrade?

1 curtida

Abra um terminal e deixe rodando o comando abaixo:

sudo tail  -f /var/log/syslog

Tente ativar o bluetooth e veja se aparece alguma mensagem de erro no terminal, sugiro também olhar no kernel.log, estes são bons lugares para encontrar informações para poder começar um debug corretamente.

1 curtida

O que seria este logitech? Um adaptador bluetooth/wifi?

O mouse wireless

1 curtida

Entendi. Desconectar ele não resolve o problema?
Siga as dicas do @eddiecsilva tbm, dar uma olhada nos logs

Uma maneira simples de observar esse logs é com o gnome-logs, não vem instalado por padrão, porém ele facilita pois pode olhar os logs por categoria ou você pode utilizar a pesquisa para filtrar, é uma boa para quem não está acostumado a lidar com logs pela linha de comando.

2 curtidas

O que o comando rfkill list mostra?

3 curtidas

0: ideapad_wlan: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no
1: ideapad_bluetooth: Bluetooth
Soft blocked: yes
2: hci0: Bluetooth
Soft blocked: yes
3: phy0: Wireless LAN
Soft blocked: no

Execute
rfkill unblock all e em seguida
sudo systemctl restart bluetooth

E tente ligar o bluetooth novamente, o comando retornou que seu dispositivo está bloqueado via software. Em ultimo caso reinicie o NetworkManager sudo systemctl restart NetworkManager.

2 curtidas

cara chegou a pesquisar, ficar rodando a bolinha porem nao achava nenhum dispositivo, dai desliguei e tentei ligar de novo e nao liga mais