Blender 2.90 lançado

De todos os softwares de código aberto disponíveis no mercado, talvez o mais conhecido pela comunidade e pelas grandes marcas seja o Blender. Caso você não conheça, o Blender é um software de modelagem 3D que conta com recursos de animação e até mesmo edição de vídeos! Ele é um verdadeiro canivete suíço.

A versão 2.90 do software está repleta de novidades, trazendo novos recursos, ferramentas, além de melhorias no desempenho e ajustes no fluxo de trabalho.

“Com base no sucesso da série 2.8x, o Blender 2.90 continua a aprimorar a experiência do usuário, introduzindo melhorias em EEVEE, Cycles, sculpt, VR, animação, modelagem, edição UV e muito mais” , diz a equipe sobre o lançamento.

Novos recursos da versão 2.90

Essa nova edição lançou uma nova textura chamada “Nishita” ela foi baseada fisicamente para simular as cores do céu, e embora pareça algo pequeno, a quantidade de física e engenharia por trás deste recurso é gigante.

O desfoque de movimento EEVEE foi reescrito do zero, permitindo assim adicionar suporte para a deformação de malha, cabelo e acúmulo de subestrutura para melhor precisão. O filtro Denoise agora está disponível na janela de exibição 3D e para uso em renderizações finais.

Essa versão também inclui o sombreamento aprimorado para evitar aparências “manchadas”, além de suporte NVLink para CUDA e OptiX. Foi adicionado um filtro para simular o tecido em malhas e dois novos modos de deformação para o pincel pose.

Outras mudanças no Blender 2.90

Além dos recursos mencionados acima, o Blender também teve outras mudanças dignas de nota como:

  • Um novo menu de pesquisa interativa
  • Capacidade de reordenar modificadores e outros recursos com arrastar e soltar
  • Novo modelo de distorção de lente
  • Suporte inicial ao Wayland
  • Suporte para fluidos .vdb abertos

Para saber mais novidades dessa nova versão, verifique o site de lançamento da versão.

O Blender não fica apenas melhor a cada versão, ele também fica mais popular e mais capaz, já que várias empresas se juntam ao fundo de desenvolvimento do Blender.

O que você achou desta nova versão? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia ou tutorial!

2 curtidas