Bios não consegue montar o Linux Mint em MBR

Boa tarde pessoal!

Tudo bem?

Tenho um computador antigo, desde 2012 na família. A bios do computador é de 2010 e a placa era fabricada por uma tal de Pegatron. Atualmente o pc está com um ssd Kingston de 500GB. Antes o pc estava utilizando Windows 10, porém para os seus 4gb de ram e core i3 2100 é bastante pesado. Diante disso decidi instalar o Linux mint e ai que surge o problema.

Usando o Rufus, gravei o pendrive em MBR e no modo “Bios ou Eufi”. Porém, quando tento instalar o Linux Mint, o OS cria o particionamento como UEFI. Já tentei usar o modo DD do Rufus e mesmo assim, após a instalação o sistema busca o HD (pisca a luz no canto superior esquerdo) e depois a tela fica preta e não inicia. E na bios o HD continua como UEFI.

Pesquisando encontrei que o problema seria justamente a BIOS que não consegue lidar com o UEFI, devido a placa ser de um período transitório entre as tecnologias. Mesmo tendo “suporte” a tecnologia UEFI. Atualizar a bios não é uma opção, já que o modelo é bem desconhecido.

Já tentei apagar a partição “0“ do HD e também não funcionou.

Alguém já passou por esse problema?

Desde já, muito obrigado!!

veja se esse post ajuda
https://plus.diolinux.com.br/t/linux-mint-e-ubuntu-no-hd-externo-nao-funfam-em-bios-mode/76215

nao sei no rufus, mas o Ventoy consegue forcar a .ISO em MBR

1 curtida

como está a Bios?

1. Será que a gravação está ocorrendo corretamente? Está gravando no Windows ou em outro Linux?
  2. Lembre-se de alterar a ordem do boot na BIOS. Mesmo as antigas também tem opção de mostrar um menu para escolher o boot, geralmente apertando F11, F12 ou talvez outra tecla na inicialização. Selecione então USB.
  3. Tente colocar o pendrive em outras portas USB. Pode ser que funcione em apenas uma delas.

O pendrive chega a inicializar com o Linux Mint no modo live, ou nem isso? Se sim, execute o comando a seguir, só para ter certeza se a ISO está inicializando no modo UEFI ou Legacy/BIOS:

ls /sys/firmware/efi

Se aparecer arquivos dentro, então está em UEFI; caso contrário, é Legacy/BIOS. Tente entrar nas configurações da BIOS, algumas têm a opção de forçar o modo Legacy/BIOS, algumas tem uma opção chamada, se não me engano, CSM, ative-a. E na ordem de boot, selecione a opção correspondente ao pendrive, sem o [UEFI] na frente.

Outra observação: Para criar o pendrive bootável do Linux, recomendo que use o balenaEtcher em vez do Rufus. É importante também verificar a integridade da ISO.

Mas enfim, aguardo sua resposta para minha pergunta inicial pois, teoricamente, se consegue dar boot no pendrive, deveria conseguir no sistema instalado no disco.