Galera, em breve vou instalar uma distro no PC de um amigo meu pois ele tá preocupado com esse negócio do windows 10 chegar ao fim do suporte e como ele tá com pouca grana para fazer um sudo apt “upgrade” na máquina dele então resolvi que em breve vou instalar uma distro pra ele.
O PC dele é mais antigo que o meu pois ele usa essa configuração abaixo:
ATHLON II x2 245
Nvidia GT 730 2GB
8GB de ram
Eu estava querendo instalar o LM por ser um sistema básico do básico mas aí, me deparei com esse sistema Big Linux, baixei a distro e fui logo instalar no meu PC com o novo SSD. Alguns usam máquinas virtuais para testarem os sistemas para vê se está funcionando bem antes de colocar na máquina física mas sinceramente, muitos aqui vão se chatear comigo, máquinas virtuais é ilusório, tudo é mil maravilhas dentro de um ambiente virtual mas no ambiente físico é outra coisa.
Não tive muitos problemas ao instalar a distro já que ela usa o “BTRFS”
É uma distro completa, tem tudo já instalado. Ela funcionou bem em MBR na bios legacy. O que eu achei engraçado é que o sistema faz uma mistureba com KDE Neon com Deepin o que faz o meu peppermint não sentir nenhum pingo de ciúmes.
Pude sentir um pouco de queda performance no wayland plasma onde tive que mudar no login do sistema para o plasma (X11)
Outra coisa galera é que ele não usa o “sudo apt update” no terminal já que ele usa o comando “pacman” eu me senti perdido.
O big linux é um derivado do manjaro e arch linux não é isso ?
O comando “sudo pacman -Syu” é o “apt update” do debian e o mais engraçado é o S que tem que ser em maiúscolo.
Não sei se é uma boa ideia instalar esse sistema no PC do amigo apesar que ele só usa o PC para internet, jogos super ultra “RETRÔ” do tipo 64bits pra baixo.
Dizem que ele para jogos é melhor do que o Ubuntu e linux mint juntos, bom aí eu não sei mas eu gostaria de um “HELP” da galera.
BigLinux e um Manjaro corrigido(e baseado no Manjaro que e baseado no ArchLinux, meio que vc se auto-respondeu)
Isso bem dizer e um FATO, o Arch nos benchmarks da uma surra na base deb inteira, não e atoa que o SteamDeck usar ArchLinux, então esse pc vai ser bem aproveitado
O pacman -Syu é o equivalente ao apt update && apt upgrade, já que ele sincroniza os repositórios e atualiza os pacotes.
Outra coisa é que se você quer a sintaxe do APT, você pode instalar o Amethyst/Ame do Crystal Linux e que está disponível no AUR e ele funciona tanto para instalar pacotes do Pacman quanto do AUR.
Eu acho que a instalação do BigLinux não é boa para iniciantes, porque enche o usuário de opções que não fazem muito sentido para quem está bem no começo do conhecimento de Linux.
Mas depois de instalado o BigLinux é ótimo para iniciantes, que no dia a dia nem precisam digitar comandos no Terminal. Além disso, por ser um sistema brasileiro, o BigLinux tem um fórum que entende bem o que é ser dono de computador em nosso país e entrega conteúdos no nosso idioma.
Ontem fui instalar o BL no PC de meu amigo que primeiramente foi só testando o USBlive e ele reconheceu tudo da máquina, no meu ventoy ainda tinha o Ubuntu, peppermint e o LM21.2/22(duas distros com versões diferentes)
Galera, depois do teste fui instalar, deu tudo certo e reiniciei o PC. Depois de instalado começou os problemas de lentidão, somente lentidão, mudei para plasma(x11) melhorou um pouco mas ainda estava lento demais, resumindo, para aquele processador o big linux está fora de questão pois o sistema estava igual aqueles jogos rodando bem devagar e o som se arrastando nos alto-falantes.
Não sei o que de fato aconteceu, mudei pra outra distro, o LM 21.2
Abri o gerenciador de discos do mint e apaguei a partição do BL e depois disso abri o gparted para redimencionar o espaço não alocado de volta para o ssd, iniciei a instalação do mint e até o momento está rodando bem na máquina dele.