Big Linux 20.04 RC1 - Um Linux Brasileiro, em busca da perfeição! (2021)

Hoje mostramos o Big Linux um Linux Brasileiro que em 2021 fazem mais de 16 anos que está em busca do Sistema Perfeito!

1 Curtida

Essa edição, a 20, está ótima, muito bem organizada e prática, e traz melhorias no Plasma que foram reconhecidas pelo projeto KDE. Mas é interessante que os desenvolvedores do BigLinux tenham posto elementos do GNOME no lugar de alguns do Plasma, quando julgaram que isso favorecia a usabilidade.

Isso, mais o fato de o BigLinux contar com uma comunidade ativa, me anima a indicá-lo a brasileiros querendo se iniciar em Linux. Meu único receio é o histórico de “flip-flop” do projeto.

Por exemplo: vi pela Internet um comentário e outro de que o BigLinux iria trocar a base Ubuntu pela base Manjaro. Embora a distro seja amigável, bem organizada, fácil de ser mantida só por recursos gráficos, mudança dessa monta dá uma bagunçada na experiência do usuário, principalmente se for iniciante.

Big Linux foi a minha segunda remaster. Comecei com o FeniX, depois o Big (acho q na época era a versão 3) e então o Debian 3.

Sempre foi assim. Ou pelo menos desde a versão 3.

E o Bruno, ele confirmou isso? É muito improvável isso acontecer.

“Cacei” uma declaração dos desenvolvedores sobre isso e não encontrei. Topei foi com comentários em vídeos com resenha do BigLinux. Num deles o autor afirmou estar usando uma versão teste do “BigManjaro”.

Tem o link para esse comentário?

Não, não guardei. Mas volta e meia esse tipo de comentário aparece, aí eu ponho o link aqui.

Mas veja que interessante:

Lembro vagamente de ter lido algo nesse mesmo sentido e que ia dar bagunça na certa

1 Curtida

Vi isso tbm mas foi no grupo do telegram do biglinux

2 Curtidas