Estava lendo um pouco sobre o histórico do Zstd (o algortitmo de compressão criado pelo Facebook, que agora virou praticamente o padrão do Arch Linux). Tinha lá algumas tabelas fazendo várias comparações entre os algoritmos e tals, e eu pensei… “bora fazer isso, só que em casa”.
Enfim, ao experimento altamente científico que eu fiz:
Lutadores
gzip (algoritmo dos .zip e dos .gz, incluindo tar.gz). Padrão de mercado dos últimos 20 anos. pigz é uma versão levemente modificada (mas ainda compatível) projetada para funcionar melhor em sistemas multicore.
zstd (algoritmo interno do Facebook, usado nos pacotes do Arch Linux). Almeja ser o padrão do futuro.
compress (algoritmo do GIF). Padrão de mercado dos anos 80 e 90.
xz (algoritmo do 7-zip). Apesar de “invisível”, ocupa um nicho importante: os pacotes do Debian e Ubuntu, e o kernel Linux, são distribuídos nesse formato. Queria testar o pixz (tenta fazer com o xz o mesmo que o pigz fez com o gzip), mas não consegui fazer funcionar.
bzip2 - usado em alguns projetos open-source para distribuir código fonte.
lz4, lzop - usado em algumas distribuições para comprimir o initramfs
Arena
Usei os arquivos do Silesia Corpus, o mesmo que o Facebook cita no artigo que eu linkei lá em cima. Aqui a nós fazemo siença e reproduzimos os resultatos dos pares. Eu os pus numa subpasta ./in da pasta onde rodei o script.
Se quiser a opinião de um dicionário, um algoritmo é um conjunto das regras e procedimentos lógicos bem definidos que levam à solução de um problema (no caso, representar as informações do arquivo em uma forma que demande menos armazenamento) em um número finito de etapas.
A fragmentação dos algoritmos PAQ é bem grande, devo dizer. Achei bem umas 10 versões incompatíveis dele.
Acho que o código fonte do PAQ6 (2004), mas ele só compila/roda como 32 bits (no início ele verifica isso, e estou com medo de retirar essa verificação - vai que ele não funciona bem com valores de 64 bits?).
São várias técincas de compressão. Em palavras mais do tipo “parabolas” é o mesmo que simplificar frações na matemática:
64/40
dividimos por 2 até o minimo
32/20
16/10
8/5
8/5 é o tamanho compressado de 64/40
Exemplo hipotético:
Forma não compressada
alert(‘Hi’);
alert(‘there’);
alert(’!!!’);
Forma compressada
alert(‘Hi there !!!’);
Outro exemplo é 2 ou mais software usam ferramentas em comum então o programa que comprensa pode reduzir por estas ferramentas comuns, etc… Em sons eles podem tirar ruidos “em branco” mais ou menos como o mp3 faz…
tava no hype de testar algoritmo de compressão semana passada, testei os algoritmos que o btrfs suporta, e eu cheguei nesses resultados:
o script que eu usei foi esse:
#btrfs datacow
mkfs.btrfs /dev/sda3 -f
mount /dev/sda3 /mnt -o autodefrag,nodatacow
time pacstrap /mnt grub linux base networkmanager --cachedir /var/cache/pacman/pkg/
sleep 5
df -h
sleep 5
#btrfs nodatacow
umount /mnt
mkfs.btrfs /dev/sda3 -f
mount /dev/sda3 /mnt -o autodefrag,nodatacow
time pacstrap /mnt grub linux base networkmanager --cachedir /var/cache/pacman/pkg/
sleep 5
df -h
sleep 5
#btfs compress=lzo
umount /mnt
mkfs.btrfs /dev/sda3 -f
mount /dev/sda3 /mnt -o autodefrag,compress=lzo
sleep 5
df -h
sleep 5
#btrfs compress=zlib
umount /mnt
mkfs.btrfs /dev/sda3 -f
mount /dev/sda3 /mnt -o autodefrag,compress=zlib
sleep 5
df -h
sleep 5
#btrfs compress=zstd
umount /mnt
mkfs.btrfs /dev/sda3 -f
mount /dev/sda3 /mnt -o autodefrag,compress=zstd
sleep 5
df -h
sleep 5
nada comparado ao script do OP, mas foi legal a experiência
obs: o baobab (Analisador de discos do GNOME) reportou esse mesmo tamanho em todos, não faço a mínima ideia do porque o df reporta valor diferente
Sugerido pelo camarada @Natanael.755, benchmark com PAQ6 (no caso, KGB, um derivado).
Infelizmente, não vai dar para fazer um benchmark “só na memória” como eu fiz com os algoritmos em cima, já que o KGB não aceita dados “isolados” para comprimir direto do stdin. Então, para tornar a comparação mais justa, eu comparei o KGB com outros formatos que tentam comprimir vários arquivos.
Eis o script do teste, para favorecer a ciência:
Usei os mesmos arquivos do teste acima.
Concorrentes:
zip - o gzip do primeiro teste, atuando em vários arquivos.
7z - o xz do primeiro teste, atuando em vários arquivos.
kgb - Versão modernizada do algoritmo PAQ6, vencedor de uma competição em 2004 de formato de compressão mais potente do mundo.
zpaq - Uma outra modernização do PAQ6, otimizada para processadores multicore. Coloquei dois graus de compressão, 3 (padrão) e 5 (o mais potente), para ver como se compara com o kgb.
Resultados
Método Comprimiu X vezes Consome X MB/s Produz X MB/s
zip 3.11 28.91 171.00
7z 4.26 7.24 72.37
kgb 4.55 0.42 0.50
zpaq 3.05 45.25 262.49
zpaq -m5 5.32 0.92 0.96