Bazzite - Teclado com layout ANSI

Boa tarde pessoal! Vi o último vídeo que o dio postou no canal sobre o bazitte e resolvi instalar ele pra tentar de uma vez por todas mudar do windows pro linux. Mas estou a tarde toda tentando configurar o meu teclado, até agora com sucesso parcial.

Eu tenho um epomaker R-100 com layout ansi. No windows é só pegar o layout ¨English International¨ que tudo funciona perfeitamente. Aqui no bazitte eu não encontrei essa opção e depois de fuçar bastante consegui encontrar o layout aparentemente correto que é o ¨English US, intl., with dead keys¨. Funciona tudo perfeito, menos o cedilha. Pra conseguir digitar eu preciso usar ( AltGr + , ) e se eu usar o que estou acostumado que é ( ‘ + C ), em vez de Ç vem um Ć.

Pesquisei bastante e achei um esquema de criar um arquivo .XCompose na Home, mas só funcionou em alguns lugares, aqui no firefox por exemplo não funciona e imagino que vai ter mais aplicativos que eu não testei ainda que também não vai funcionar. Também encontrei esse link aqui GitHub - marcopaganini/gnome-cedilla-fix: A fix to make the Gnome "US-International" layouts generate a cedilla c (ç) when the user types '+c. mas só funciona no Gnome e eu to usando KDE.

Encontrei um blog mais antigo também que parece ter uma solução mais definitiva, mas esses diretórios não existem no bazitte

Como eu faço pra configurar essa budega?

isso é de 2008.

No KDE você abre as configurações e procura por teclado.

1 curtida