Bateria com baixa duração no Mint

Comprei um notebook Asus Vivobook 15 e fiz a instalação da versão mais atual do Mint, a bateria tá indo que nem água. Durando no máximo uma hora, bem menos do que a máquina realmente entrega, olha que é uma máquina nova.

Alguém tem alguma dica de como ajustar essa questão? Ou é algo comum das distros?

Você comprou ele com Windows?

Para tirar essa dúvida eu sugiro você testar outras distros, como o Debian, Fedora, ou o próprio Ubuntu.

Recomendo também testar a versão Edge do Linux Mint, que vem com uma versão mais recente do kernel, que possivelmente resolva o problema do alto consumo de bateria.

1 curtida

Esse laptop tem placa de vídeo dedicada da Nvidia? Se sim, qual?

Olá, eu tinha o mesmo problema no Linux Mint no meu notebook Acer, principalmente com suspensão, ele gastava muita bateria e esquentava. Então eu instalei o tlp: Ubuntu — TLP 1.6 documentation .

Além de gastar menos bateria, ele parou de aquecer em suspensão e a ventoinha raramente liga. Hoje uso Manjaro e ele funciona bem, virou padrão eu instalar tlp em toda nova distro que testo. Espero que ajude

1 curtida

Eu usava o mint, em um notebook fraquinho a bateria ia em 40 min. Ja com o biglinux a bateria dura umas 4 hora usando navegador…

3 curtidas

Manjaro está na minha lista de teste, vou verificar essa questão do TLP em um notebook da mesma linha pra vê se funciona, espero que sim.

1 curtida

BigLinux tá rodando de boa? Ou tá apresentando lentidão pra você?

1 curtida

Que nada, o meu tem a placa de vídeo Amd Radeon.

1 curtida

Cara vou te dar um panorama da minha situação:

Tenho um Positivo extremamente fraco, um Stilo one XC3550 com cpu e gpu capados dms. Usei com big linux sem nenhuma expectativa e fiquei maravilhado, instalei no modo desempenho e o notebook que antes travava no firefox, e youtube em 480p agora simplesmente fica com 5/6 abas abertas,consigo assistir videos em fullHd notei tambem uma baita melhoria na duração de bateria,no mint durava cerca de 40 min com meu uso no navegador agora a autonomia subiu pra 2/3 horas no ytb e 4/5 hrs com uso de escritório…resumo eu diria pra vc testar o sistema provavelmente vai gostar tambem.

2 curtidas

Obrigada pela dica, vou testar o Big Linux também e retorno com o feedback.

1 curtida

Uma dica para quem quiser configurar o tlp sem ser por linha de comando, tem o app TLPUI - TLPUI | Flathub

2 curtidas

Estou sofrendo em busca de uma distro que funcione bem nesse notebook! Ele não apresentou erro no som e/ou wi-fi? Qual versão do biglinux você usou ? Por favor me ajude :pray:

https://wiki.archlinux.org/title/Power_management

TLP pode dar conflito com os Power Managements do Gnome e KDE

Aqui tem um link mais avançado

https://www.thinkwiki.org/wiki/How_to_reduce_power_consumption