Bate-papo - Clear Linux realmente rápido, mas

Eu nestes dias instalei via virt-manager o Clear Linux. Apesar do site Clear LInux - Downloads dispor de uma imagens pronta para KVM, decidi instalar a imagem para Desktop.

Pontos positivos

  • Imagem otimizada
  • Realmente rápido. Nos testes ele subiu na metade do tempo, em comparação a Ach, Fedora e Ubuntu.
  • Interface principal: Gnome
  • Tem um guia para ajudar na instalação e configuraçào: https://docs.01.org/clearlinux/latest/guides/index.html
  • A instalação não tem em português. Depois de iniciar o sistema instalado que você tem que mudar.

Pontos negativos

  • Não existe fórum em português e o fórum Fórum Clear Linux (https://community.clearlinux.org/) está começando funcionar. Tem poucas mensagens.
  • Só funciona com UEFI
  • Na instalação que fiz não tem nada na pasta boot, o menu do boot não aparece. Parece que ele funciona com clr-boot-manager. Não sei como gerenciar ainda este boot. Pouca informação. Contudo numa instalação real talvez ele instale o grub.
  • O swupd é novo, ainda estou vendo como funciona. Ele vem com dnf na imagem mas não funciona. Parece que tem que fazer algumas configurações para funcionar. Depois de instalado você tem que instalar com swupd bundle-add dnf.
  • O repositório parece ser novo e ainda falta alguns programas. Pelo testes aqui não encontrei alguns pacotes.
6 curtidas

A única coisa que senti falta foi o VPN L2TP, que uso para conectar nos servers da empresa.

2 curtidas

algum de vcs já usou no seu pc principal para ter uma ideia de como ele funciona no dia a dia?

Não. Somente via virtualizado.

Acho este o grande problema. Falta de programas no repositório. Contudo pode contornar este problema instalando dnf que é utilizado no Fedora.

O problema do Clear Linux é que ele não me permite fazer dual boot utilizando o HD onde já existem outras distros, e isto me tira uma liberdade, que é ter meus outros sistemas.
É um distro realmente bem rápida executando pelo pendrive, aqui na VM não ficou boa, na verdade foi uma das piores que executei no Boxes, dá para melhorar com algumas configurações, mas por ser intel achei o desempenho na VM muito ruim.
Vamos dar um cŕedito para a boa vontade da Intel, mas eles precisam aprender um pouco mais, inclusive na forma de distribuição da imagem ISO, não tem necessidade alguma de distribuirem um arquivo iso compactado com xz, só dá trabalho para descompactar algo que já está compactado como ISO achei isso bem tosco.

Não sei se o @Dio já fez algum vídeo sobre essa distro, se não o fez, fica a sugestão para um.

6 curtidas

Instalei no meu notebook esses dias pra testar, eu tenho um hardware mais antigo, e ainda assim notei a diferença de velocidade dela e das outras distros que usei. Mas nem tudo são flores.
Acho que o principal problema a distro é o que já falaram, falta de pacotes. Tipo, ele tem uma seleção até boa nos repositórios oficiais, pelo menos se tu trabalha com dev, mesmo ainda assim pode encontrar dificuldade de instalar algum pacote.
Mas como eu disse, nos repositórios oficiais tu vai encontrar principalmente pacotes voltados pra dev, outros como Spotify e vscode(que apesar de ser pra deve não está lá) por exemplo tu não vai achar. O que nos leva pro outro meio de instalar pacotes, via flatpak. Aqui pode ser um ponto positivo ou negativo dependendo de quem for usar.
E o terceiro meio de instalar pacotes é por rpm, tem umas gambiarras que tu consegue fazer este feito kkk, infelizmente não é 100%, rola alguns bugs mas pode ser uma opção.
No meu caso eu trampo com gamedev, até consegui montar meu ambiente de desenvolvimento e tal, mas não consegui deixar 100%, tive muita dificuldade de instalar alguns pacotes, e apesar da distro ser rápida, talvez devido não ter tantos mirrors ainda, pra baixar pacotes eu achei meio lento.
Então tipo, no meu caso eu não consegui me adaptar, uso meu notebook pra produção, então não posso perder tempo quebrando a cabeça, ainda mais por falta de pacotes. Isso pode mudar no futuro, visto que já tão se preocupando e fazer pesquisas com a galera pra saber que softwares eles sentem falta, então acredito que ela pode sim ser uma opção, só que pra mim no momento não é. Mas lembrando, isso foi PRA MIM, dependendo de como tu for usar, pode sim ser a distro principal, como eu já disse, ela é realmente uma distro muito otimizada, e mesmo com meu hardware antigo acho que foi a distro com melhor desempenho até agora, então se nos repositórios e (se tu não se importa de usar) flatpaks tu encontrar todos os pacotes que tu precisa, pode ser uma opção.

1 curtida

permite https://docs.01.org/clearlinux/latest/tutorials/multi-boot/dual-boot-linux.html

2 curtidas

Estou vendo que o instalador está diferente e o guia de instalação atualizado, mas da última vez que testei mais ou menos 1 mês, mesmo com espaço livre, não era possível fazer as configurações avançadas pois não estava implementado ainda.
O instalador também não permitia utilizar o método de instalação Safe install (quando eu listava meu HD mesmo com espaço livre só permitia o Destructive mode). Utilizei a mídia live que não lembro a data agora (mas foi após o lançamento do GNOME 3.34).
Vou baixar a última imagem ISO e ver o que mudou no instalador em uma VM, assim talvez eu tenha a oportunidade de testar no HD.

Só para complementar com um tópico um pouco mais antigo pois eles migraram para o read the docs faz pouco tempo o manual de instalação anterior ficava na própria página.

Mais complemento, a última imagem não está compactada com .xz até reclamei disto bem aqui neste tópico a 9 dias, ou seja, quando testei pela última vez.

É isto, mas obrigado pela atualização, porém o que eu disse foi por experiência.

1 curtida

Agora sim a opção avançada está disponível.





2 curtidas

Instalei o Clear numa VM e estou curtindo um bocado. Bem rápida.
Os pacotes estão bem atualizados e rodando numa VM relativamente modesta, com 2GB de RAM.
Não uso muitos programas e o repositório, no meu caso, se mostrou bem satisfatório. O que não tem por lá, posso instalar em Flatpak (normalmente já uso muita coisa em Flatpak). Única coisa que não me agradou 100% foi ela usar Gnome (não me julguem por isso :innocent: :smiley:).
Pra mim é uma distro bem promissora. Vou continuar testando por mais uns dias, mas, por enquanto, está na lista das distros que eu posso vir a instalar para produção. Alguém mais já testou ela recentemente?

3 curtidas