Eu nestes dias instalei via virt-manager o Clear Linux. Apesar do site Clear LInux - Downloads dispor de uma imagens pronta para KVM, decidi instalar a imagem para Desktop.
Pontos positivos
- Imagem otimizada
- Realmente rápido. Nos testes ele subiu na metade do tempo, em comparação a Ach, Fedora e Ubuntu.
- Interface principal: Gnome
- Tem um guia para ajudar na instalação e configuraçào: Guides — Documentation for Clear Linux* project
- A instalação não tem em português. Depois de iniciar o sistema instalado que você tem que mudar.
Pontos negativos
- Não existe fórum em português e o fórum Fórum Clear Linux (https://community.clearlinux.org/) está começando funcionar. Tem poucas mensagens.
- Só funciona com UEFI
- Na instalação que fiz não tem nada na pasta boot, o menu do boot não aparece. Parece que ele funciona com clr-boot-manager. Não sei como gerenciar ainda este boot. Pouca informação. Contudo numa instalação real talvez ele instale o grub.
- O swupd é novo, ainda estou vendo como funciona. Ele vem com dnf na imagem mas não funciona. Parece que tem que fazer algumas configurações para funcionar. Depois de instalado você tem que instalar com swupd bundle-add dnf.
- O repositório parece ser novo e ainda falta alguns programas. Pelo testes aqui não encontrei alguns pacotes.