Base Ubuntu para alterar DE

Boa tarde pessoas!

Gostaria de uma opinião de vocês, da distro Ubuntu, qual é a melhor base para instalar outras DE’s quais ele não tenha suporte “nativo”?

Por exemplo, eu gostaria de instalar o i3wm, openbox, etc, porém, eu tenho de utilizar alguma distro base. Pensei no minimal por ser a instalação mais limpa possível, porém, penso que o caminho das pedras pode ser evitado apenas utilizando uma distro base como o próprio ubuntu-desktop, ou talvez Lubuntu por ser mais leve a instalação.

1 curtida

O ideal seria o Ubuntu Mini, ele não tem nenhum DE ou WM por padrão, é semelhante ao Arch Linux.

2 curtidas

Concordo contigo, mas tem alguns detalhes como, xorg, drivers, navegador que seriam post install e que com uma distro base isso seria evitado. No caso, no ubuntu minimal eu selecionaria um desktop para tal coisa? Como Kubuntu Full por exemplo.

1 curtida

O que você está dizendo é contraditório, se você quer criar sua própria versão com i3 você não deve instalar nenhum DE. Instale o sistema base, X.Org, i3, login manager, e as aplicações que você quer, monte o sistema da maneira que você deseja.

2 curtidas

Acho que não fui muito claro no tópico. Eu não estou falando sobre criar minha versão, estou dizendo de apenas instalar uma DE que não tenha em nenhum dos Ubuntus rolando por aí, como por exemplo, o Openbox. Pelo que entendi, mesmo sendo essa ideia, o minimal seria ideal, apesar de todo o trabalho?

1 curtida

Sim, o Ubuntu Mini seria a escolha ideal, ter múltiplos DEs instalados muitas vezes causa problemas, sem contar o alto número de pacotes que isso resultaria.

3 curtidas