Barra superior do ubuntu 20.04 distorcida (ambiente padrão, gnome)

Bom dia, ao iniciar meu ubuntu 20.04 a barra superior fica distorcida (estreita com os icones achatados) se eu abrir o gnome tweak ir nas fontes e alterar mudar o fator de escala (aumentar ou diminuir) a barra superior arruma sozinha, depois eu posso voltar p escala normal q fica td ok, mas no proxima boot acontece a mesma coisa, ja tentei deixar um valor de escala alterado e tb ocorre, sempre tenho q abrir o tweak e alterar, ae se ajusta
Alguem sabe uma solução pra isso?
Este problema acontece desde qndo instalei o ubuntu, por sinal ja desinstalei algumas vezes e instalei de novo e o problem sempre ocorre.
Obrigado

Como está a resolução da tela?
Está normal?

sim, resolução padrão do monitor, dimensão normal em 100%

assim que inicia a barra fica assim, encolhida


Apos editar a escala ela se arruma

Estou no celular…

A imagem está pequena…

Já tentou iniciar sem as extensões para ver se o problema é com umas delas…

sim, tentei agora de novo
ate ativei de novo visto q nao deu certo kkkk
image mais focada nos icones da barra superior para ter noção de como distorce ao iniciar e como corrige apos alterar a escala da fonte

Ao iniciar
Captura de tela de 2020-10-05 11-29-36

Apos mudar escala (posso aumentar ou diminuir, e depois voltar ao normal, so de editar ja arruma a barra)
Captura de tela de 2020-10-05 11-29-59

Ok

Dê uma olhada sobre hdpi

https://wiki.archlinux.org/index.php/HiDPI#Fractional_scaling

Aí vc esta em fontes…

Em configuração telas…
Como está?

Scaling factor q vc diz?
ta normal, nao mexi em nada.

Vc usa dash to panel?

sim, mas desliguei ela tb qndo testei desligar todas extensões, desliguei ate as internas todas mesmo.

Então a solução é habilitar a escala fracionária

Em configurações/telas…

Veja se resolve

Isso pode ter a ver com o tema do Shell que você está usando. Tenta colocar o padrão de volta pra ver.

1 curtida

Como ele falou que está desde a instalação, acho que o problema ocorre também com o tema padrão

1 curtida

Pode ser realmente a escola das fontes quebrando a barra também. Depois de fazer uma mudança que altere o shell, se usar o XOrg. é sempre bom dar um alt+f2 e dar um r+enter pra reiniciar.

não tenho nenhuma alteração em tema e nada do tipo, o bug ta acontecendo desde o inicio da instalação, vou tentar ligar a escala fracionaria, vou testar mais tarde pq agora estou em serviço e nao da p reiniciar rss mas assim q reiniciar aviso oque deu.

usa o driver da nvidia? Eu também estava com o mesmo problema. Usava o driver proprietário, mudei para o open source e voltou ao normal. Na hora não vai mudar, reinicie o PC para surtir efeito.

xiiiiiiiiii, amigo, esquece o que falei. No mesmo momento em que você postou eu também estava com o mesmo problema, fiz a alteração e funcionou, mas deu outro problema que acabei de descobrir… Se vou acessar as configurações do sistema o desktop fecha e volta para tela de login, só voltado para o driver proprietário para isso não acontecer mais. Tente aí, talvez na sua maquina não aconteça isso.

Eu tava com o mesmo problema, e na ISO de hj (05/10/2020) parece que arrumaram isso. Talvez uma reinstalação resolva (com a ISO nova).

Procure por uma extensão do gnome-shell que se chama “TaskBar 2020”. A extensão vai adicionar algumas coisas, basta você tirar o que não quer e aumentar o tamanho. Não vai ficar a mesma coisa, mas melhora um pouco.

eu fiz a reinstalação, mas foi só fazer a primeira atualização que voltou o problema de novo. Antes usava uma CPU intel com GPU integrada e estava tudo normal. Neste último fim de semana instalei uma GTX 1650, foi a partir daí que começou.