Bom dia, ao iniciar meu ubuntu 20.04 a barra superior fica distorcida (estreita com os icones achatados) se eu abrir o gnome tweak ir nas fontes e alterar mudar o fator de escala (aumentar ou diminuir) a barra superior arruma sozinha, depois eu posso voltar p escala normal q fica td ok, mas no proxima boot acontece a mesma coisa, ja tentei deixar um valor de escala alterado e tb ocorre, sempre tenho q abrir o tweak e alterar, ae se ajusta
Alguem sabe uma solução pra isso?
Este problema acontece desde qndo instalei o ubuntu, por sinal ja desinstalei algumas vezes e instalei de novo e o problem sempre ocorre.
Obrigado
Como está a resolução da tela?
Está normal?
sim, resolução padrão do monitor, dimensão normal em 100%
Estou no celular…
A imagem está pequena…
Já tentou iniciar sem as extensões para ver se o problema é com umas delas…
sim, tentei agora de novo
ate ativei de novo visto q nao deu certo kkkk
image mais focada nos icones da barra superior para ter noção de como distorce ao iniciar e como corrige apos alterar a escala da fonte
Ao iniciar
Apos mudar escala (posso aumentar ou diminuir, e depois voltar ao normal, so de editar ja arruma a barra)
Ok
Dê uma olhada sobre hdpi
https://wiki.archlinux.org/index.php/HiDPI#Fractional_scaling
Aí vc esta em fontes…
Em configuração telas…
Como está?
Vc usa dash to panel?
sim, mas desliguei ela tb qndo testei desligar todas extensões, desliguei ate as internas todas mesmo.
Então a solução é habilitar a escala fracionária
Em configurações/telas…
Veja se resolve
Isso pode ter a ver com o tema do Shell que você está usando. Tenta colocar o padrão de volta pra ver.
Como ele falou que está desde a instalação, acho que o problema ocorre também com o tema padrão
Pode ser realmente a escola das fontes quebrando a barra também. Depois de fazer uma mudança que altere o shell, se usar o XOrg. é sempre bom dar um alt+f2 e dar um r+enter pra reiniciar.
não tenho nenhuma alteração em tema e nada do tipo, o bug ta acontecendo desde o inicio da instalação, vou tentar ligar a escala fracionaria, vou testar mais tarde pq agora estou em serviço e nao da p reiniciar rss mas assim q reiniciar aviso oque deu.
usa o driver da nvidia? Eu também estava com o mesmo problema. Usava o driver proprietário, mudei para o open source e voltou ao normal. Na hora não vai mudar, reinicie o PC para surtir efeito.
xiiiiiiiiii, amigo, esquece o que falei. No mesmo momento em que você postou eu também estava com o mesmo problema, fiz a alteração e funcionou, mas deu outro problema que acabei de descobrir… Se vou acessar as configurações do sistema o desktop fecha e volta para tela de login, só voltado para o driver proprietário para isso não acontecer mais. Tente aí, talvez na sua maquina não aconteça isso.
Eu tava com o mesmo problema, e na ISO de hj (05/10/2020) parece que arrumaram isso. Talvez uma reinstalação resolva (com a ISO nova).
Procure por uma extensão do gnome-shell que se chama “TaskBar 2020”. A extensão vai adicionar algumas coisas, basta você tirar o que não quer e aumentar o tamanho. Não vai ficar a mesma coisa, mas melhora um pouco.
eu fiz a reinstalação, mas foi só fazer a primeira atualização que voltou o problema de novo. Antes usava uma CPU intel com GPU integrada e estava tudo normal. Neste último fim de semana instalei uma GTX 1650, foi a partir daí que começou.