Baixo FPS aparentemente sem motivo

Boa Noite. Eu uso o Ubuntu 20.04 LTS, e estou com um problema meio estranho, e que não reparava em quanto usava Windows. Bem, o fps simplesmente esta muito baixo quando exibo aplicativos em tela cheia, nao importa o aplicativo ate o browser fica assim. Suspeitei do gráficos, mas ate um pc da decada passada consegue reproduzir videos no youtube sem travar, e o meu não. Alguém pode me ajudar?

Você tá acompanhando o uso de CPU? Minha suposição é que, por algum motivo não aparente, o fx 6300 tá penando (sem necessidade, visto que é um processador que aguenta ainda algumas atividades). Acompanha a temperatura dele depois de usar o pc por uns 15 minutos e vê se é Thermal Throttling.
watch sensors

Captura de tela de 2021-07-15 19-26-07
Essas foram as temperaturas que eu tive com o psensor

16 graus!? Algo de errado não está certo. Qual versão do kernel tu tá usando?
uname -a
Dica: não precisa usar “sudo” para rodar o lm_sensors
Acompanha o uso dele pelo monitor do sistema e vê tá com alguns picos absurdos. Na pior das hipóteses, migrar para uma distro com um kernel mais recente pode ajudar.

Linux 5.8.0-59-generic x86_64

Cara, essa máquina tá atualizada? O kernel 5.8 já chegou a EOL.
roda um update geral para ver se atualiza de verdade e você vai para o kernel, se não me engano, 5.11:
sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean

Para garantir que tudo atualize, inclusive flatpak e snap:

flatpak update

snap refresh

Reinicie a máquina

isso acontece no windows tbm?
eu acho que o culpado deve ser o gnome.

Pronto cara, atualizei tudo , mas nada mudou…

Nao acontecia nao, eu conseguia fazer coisas em tela cheia muito bem…

Verifique se essa extensão do gnome shell pode resolver: Disable unredirect fullscreen windows - GNOME Shell Extensions

Explicação: Essa extensão desabilita a composição do Mutter quando os aplicativos entram em tela cheia, deixando que o próprio app gerencie o conteúdo em tela cheia. Isso pode ajudar a melhorar o desempenho, quando algum app em questão n sabe informar ao compositor que ele mesmo vai desenhar o conteúdo em tela cheia.

2 curtidas

Poderia me ajudar a instalar passo a passo. Sou muito junior kkk

Esse tutorial tem o passo a passo como instalar extensões: https://diolinux.com.br/sistemas-operacionais/como-instalar-extensoes-gnome-2020.html

é instalei, mas não funcionou…

pq não tenta usar wayland para ver se o mesmo ocorre.

Que pena mano. Como n uso hardware AMD não posso te ajudar além disso. Mas faz um teste usando Wayland pra ver como roda no seu AMD.