Backup não está funcionando

Olá…sou iniciante no uso do Linux Mint e preciso de ajuda…
Meu sistema bugou…como tinha 6 backups no timeshift achei que não deveria me preocupar. Então formatei o hd, reistalei o Mint e fui atrás de um desses backups…fiz todo o procedimento, aparentemente ele foi instalado mas ao reiniciar, o pc volta com tela preta, pedindo login e senha…quando os coloco, ele abre linha de comando com o $ e não sei o que fazer. Um amigo que sabe um pouco mais do que eu (na verdade não sei nada) disse para dar o comando “sudo halt” que ele iria iniciar a interface gráfica…mas só aparece o logo inicial do mint travado, com a luz de processamento do pc desligada…
Alguém pode me dar uma luz?..Obrigado.

Outra coisa…tentei fazer o backup a partir do pendrive…mas ai ele retorna à imagem recém instalada…talvez meu erro tenha sido formatar o hd…

Seu amigo é um digníssimo trollador

Esse comando faz isso:

Ou seja ele para o PC no sentido literal

Experimenta criar uma imagem do Timeshift e coloca ali o teu backup que está no pendrive

Experimenta reinstalar o Cinnamon:

sudo apt install mint-meta cinnamon-desktop --install-recommends

Feito isso reinicie:

sudo reboot

eu não tenho backup no pendrive…os tenho em um hd separado…no pendrive eu tenho a iso do mint para instalação

amigo…isso na tela preta após a suposta bem sucedida recuperação da imagem do backup?

Pode ser, a ideia é pegar os backups que estão em outro hd e colocá-los na pasta que o Timeshift cria na home, daí tentar restaurar

mas eu faço isso só recortando e colando?..se for por linha de comando eu não sei como faz…e a pasta do timeshift é a que foi criada agora, após a nova instalaçao do sistema…é isso né?

essa pasta não é criada só depois de fazer o primeiro backup? por que eu não fiz nenhum novo…

Sim, quando vc acaba de instalar, cria um primeiro backup que ele cria uma pasta na home, ao lado da tua pasta de usuário. Ali vc copia, pode ser copiando e colando via Nemo mesmo - considerando que vc consiga entrar na nova instalação sem problemas na interface gráfica

sim, estou conseguindo entrar sem problema de interface…mas lá na pasta home tem uma subpasta com meu nome de usuário…e dentro dela pastas de area de trabalho…documentos…etc…não tem pasta do timeshift

Ele só cria dps do primeiro backup feito, faça manualmente. E ela não fica na sua pasta de usuário, fica ao lado.

tá, então faço um backup do meu “sistema novo”…uma pasta do timeshift será criada e nela colo o backup antigo que quero restaurar…isso?

1 curtida

Exatamente, aí vamos ver se funciona tudo certinho

beleza amigo…vou tentar e depois posto resultado…abraço

1 curtida

Assim, bem sucedida não foi, mas teoricamente isso resolve a tela preta

sim…de bem sucedida não teve nada…hehe…vou tentar as duas alternativas…a do Rodrigo e a tua…depois eu retorno com o resultado…valeu…abraço

Natanael e Rodrigo…tentei os procedimentos que vocês sugeriram…como sugerido pelo Rodrigo, criei uma nova pasta timeshift, colei um backup antigo nela fiz o procedimento todo, e ele reiniciou com a tela preta de antes, pedindo login e senha para liberar linha de comando…
então fiz o procedimento sugerido pelo Natanael…de instalar o cinnamon…e não funcionou, estou tentando enviar foto da tela após esse procedimento, mas não sei como inserir foto aqui…hehe

Vai pelo celular, tira foto e coloca no post