Backup e Recuperação

Boa tarde, amigos.

Após testar diversas distros e quebrar diversos sistemas, finalmente decidi por usar o Arch como meu sistema principal para Desktop. Porém, agora que estou prestes a instalar e configurá-lo com o ambiente KDE, meu maior medo é depois de todo esforço rodar um comando errado e quebrar todo o sistema.

A ideia seria poder criar algo como uma ISO (ou algo semelhante) para recuperar o Sistema Operacional em si (não me importo com dados pessoais, que já faço backup por outros meios). Algo semelhante aos SnapShots da AWS, por exemplo, onde facilmente posso retornar a um estado anterior do sistema operacional, ainda que o mesmo não seja mais bootável.

Minha dúvida é simples: qual o melhor método de se fazer rollback de situações em que o ambiente quebre parcial o totalmente? Pesquisei e li a respeito de ferramentas como o Snapshot e outras voltadas para backup, bem como o Relax and Recover(ReaR), mas não consegui chegar a uma conclusão de qual ferramenta seria a mais fácil e recomendada para este fim.

Obrigado!

Obrigado!

Boa tarde,

Uma opção que você pode dar uma olhada e ver se te atende é usar o sistema de arquivos BTRFS. Ele trabalha c/ snapshots por linha de comando e funciona bem d+. Tem app gui que vc pode usar em conjunto como o timeshift por exemplo.

O OpenSuse por exemplo já usa este sistema de arquivos a mtos anos, junto com o app snapper. Vc tmb pode usar no Arch, tem bastante tutorial na internet que explica certinho como configurar e tal.

Faz tempo que usei e nunca tive problemas, pelo contrario achei super rápido e pratico.

1 curtida

Muito obrigado pelo seu retorno!
Havia esbarrado nesta informação, mas como precisaria estudar um pouco mais para aprender, fiquei em dúvida se realmente era o que eu estava buscando. Vou subir um sistema com BTRFS e validar a solução. Abraços!

1 curtida

Ext2/3/4 pode ser convertido para Btrfs e durante a conversão é criado um snapshot do ext para você desfazer a conversão se quiser.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.