Bom dia/tarde/noite pessoal!
Estou precisando de uma ajuda, tenho um servidor improvisado(maquina comum antiga que instalei o ubuntu server nela, para agir como servidor).
Neste “servidor” tenho dois HDs, 1 é utilizado pelos clientes da rede onde eles colocam suas coisas do dia a dia ex: planilhas, pastas da empresa etc etc etc…
o segundo HD, serve para guardar os backups diários que faço utilizando o rsync, até ai tudo bem, nada anormal(tirando a parte que o servidor não é um servidor mas sim um pc comum).
No meu script de backup, eu crio uma pasta chamada backup-$data_:hora, para saber de qual dia é este backup.
Então está tudo funcionando normal, mas chegará o dia, em que não haverá espaço mais no disco, então terei que manualmente apagar os mais antigos, e sim, usando o find também consigo fazer um script para apagar os mais antigos.
A parte que não sei, é como automatizar, de forma que, quando o rsync for fazer o backup, e perceber que o disco está cheio, como posso fazer para automaticamente os backups mais antigos sejam apagados?
De forma que eu não precise ir manualmente apagar, alguém poderia me dar uma ajuda?
Tenho certeza, que não só ajudaria a mim, como também muitos que devem ter a mesma dúvida.