Aviso no boot depois de ter trocado as memórias

Comprei 2 memórias de 4GB no aliexpress e quando chegou tive uma “surpresa”, apareceu uma mensagem no POST e a placa-mãe começou a emitir mais um bip. Como essa tela passa muito rápido, comecei a gravar com o celular e encontrei a mensagem “Bank interleaving requested but not enabled”, parece que isso é o causador do segundo bip.

Não sei se é incompatibilidade, mas com as outras memórias isso não acontece. Já procurei opção na BIOS, tentei trocar de slot mas nada resolveu. O pior é que, as vezes, isso faz o driver da minha placa de vídeo integrada falhar enquanto jogo. Alguém já teve isso e conseguiu resolver?

image

image

Veja se no boot tem opção para deixar valores padrões. Pode ser defeito da memória.

1 curtida

Não tem. Parece que em algumas BIOS tem a opção de ativar esse bank interleaving, mas aqui eu não achei. Acho que seria um problema de incompatibilidade mesmo, até porque rodei um teste de memória e não deu nada :confused:

Vc instalou o sistema de 32 ou 64?

Se for 32, acho que é limitado para 4GB

Olá @omicael, tudo bem contigo?

Na maior parte das placas-mãe modernas, é recomendável que os módulos de memória sejam instalados em uma determinada ordem, para que o dual-channel funcione corretamente. Para facilitar esse processo, os slots de memória costumam ter cores diferentes.

dual_channel_memory3

Nessa imagem de exemplo, ou você colocaria os módulos nos dois slots azuis, ou nos dois pretos. Sendo que a escolha varia de fabricante para fabricante. Caso sua placa não venha com os slots em cores diferentes, deve haver alguma informação impressa próximo aos slots que indiquem em qual ordem os módulos de memória devem ser instalados.

Se não encontrar essa informação na placa-mãe, pesquise no site do fabricante sobre qual é a forma correta de instalar novos módulos de memória.

:vulcan_salute:

1 curtida

Minha placa mãe só tem 2 slots.

Parece que falta uma opção na BIOS. Já entrei com um pedido de reembolso, agora é ver no que da :).

1 curtida

Os computadores dessa época que estavam iniciando no DDR3 são encrencados para memória. Alguns deles só suportam DDR de um clock específico. Se for “misturar” com outras precisa ter ainda mais atenção.

Segundo ponto seria verificar se existe uma BIOS mais atualizada. Procurei mas não achei nada…

Terceira opção seria configurar um timing diferente para a memória na BIOS. Geralmente é possível nas placas mais caras, mas geralmente as placas de entrada sequer possuem opções avançadas para tal configuração.

Mas é isso, esse computador é da época que memória era loteria…

1 curtida

Revivendo o tópico, mas é por uma boa causa :cowboy_hat_face:

Quando comprei não sabia que existiam os “ranks” e “banks”, então peguei uma single rank e esse foi o problema: minha placa mãe não aceita memórias desse tipo.

Depois de pesquisar mais (foi até bom ter acontecido isso, apesar de ter perdido 80 reais) comprei 1 da Juhor, agora dual rank, e ela não emite qualquer bip ou aviso.

1 curtida