Avaliando Melhores Distros - Maneira direta (opinião minha) / DEBATES

MOMENTO DEBATE!!!
APRESENTAÇÃO: Ja fiz varios post de iniciante, e ainda sou um creio eu, e como recém usuario queria mostrar minha opinião de pessoa leiga que começou agora… (não liga se comi palavra ou tiver erro, dislexia é tenso)
DISTROS: LINUX MINT, KUBUNTU, KDE NEON, ZORIN OS, DEEPIN, UBUNTU

:face_with_monocle: VAMOS LA - PONTOS POSITIVOS:

1. Linux Mint è muito boa mesmo, rápida, pratica, leve, porem com aspecto muito antigo, mas é fácil resolver já que da pra personalizar e torna uma distro com aparência mais atual. Muito estável e fácil de usar. 10!
  2. Kubuntu e KDE Neon, vou avaliar junto, ambas São iguais quase, Kubuntu é mais estavel, KDE Neon não sei dizer, são um tanto quanto praticas, fácil, porem engana junto ao kubuntu, você vai ter poder, mas vai ter que saber usar esse poder (com grande poderes vem grandes responabilidades). Ambas são leves e fluidas, bem versáteis e com customização de alto nivel.
  3. Zorin OS, é lindo, pratico, facil, magnifico, com opções variadas, facilidades ao acessar elementos importantes de programas e drives, e poxa… é isso, a fluides não do sistema mas das interações do sistema com você é bem feita. Mas nem tudo é perfeito, jaja vc vai saber.
  4. Deepin, é um tanto quanto engessado, porem é bonito, pratico, bem rapido mesmo, fiquei impressionado, eu mal abria o note e a tela de login ja tava tinindo, botava senha, dava enter e pa!!! ta na tela ja rapidinho (se ja tiver ligado antes o sistema né, na primeira inicialização nenhum sistema é assim). Fluida, mt bem funcional com o sistema, porem meio exagerada em algumas coisas. Só que otima! Muito bom.
  5. Ubuntu, não vou entrar em detalhes, tudo que citei foi opinião pessoal mas quanto ao Ubuntu, achei estável, bem limpo, pratico, só que o padrão não me agrada. então essa é extremamente pessoal mesmo.

VAMOS AOS PIPINOS!!!

LINUX MINT: Porque carambas não tem uma pagina unica “quando instalar vai dar erro tal, tal, tal, tal que é bem comum e depende do seu pc, e você concerta assim, assim, assim”. Essa distro deu tanto trabalho pra instalar, o mesmo com varias pessoas que eu via no mesmo dia com erros diferentes, era extremamente chato, eu adorei ela, mas deu tanto trabalho, que desanimei, porem ja aprendi a resolver, o Zorin deu erros parecidos mas por eu ter amado eu dei um jeito e concertei todos, fiz cursinhos online de mais de 4hs pra entender fundamentos básicos dos sistemas pra saber resolver os pepinos, mds. traduzi tantos foruns que avemaria. Porem foi bom, foi prazeroso aprender e não continuar ignorante, coisas que eu mexia no windows e nem sabia pra que servia com o linux aprendi tudo em poucos dias.

KUBUNTU/KDE NEON: juntos de novo kkkk, nada muito grave, facil instalar, rapido instalar, simples, usual, só que precisa de mais suporte as pessoa que querem usar o poder total desta distro, qualquer falta de conhecimento do que esta customizando ou customizar errado pode gerar bugs graficos o tanto quanto agonizantes de olhar. Achei os conteúdos escassos na internet…

ZORIN OS: MAGNIFICA! só que… rapaz… consome mais ram que os outros sistema, (claro, não chega ao que o windows consome) poremmmm, é mt pesado acho, mesmo pra um notebook considerado “bom”, depois no final mostro as especificações do meu note. Enfim, demorava muito pra abrir programas em comparação ao Mint e ao Deepin. Touch otimo na hora do reconhecimento mas poxa, pra girar a tela do Yoga (notebook tablet) ele deixa preta a tela, espera redimensionar e depois a tela volta… really?

DEEPIN: Engessado, ele é lindo, mas é só aquilo que você pode ter (ao menos foi oque notei, se da pra mudar o icone do deepin do menu e cor da barra, coisa basica msm, bem basica, desculpa eu não achei). Talvez no deepin 20 essa coisa minima que nem considero um problema se resolva, coisa besta msm. Só que takipariu o touch é mt mal no deepin, muito bugado, reconhece o touch mas a funcionalidade achei ruim. (desabilite os efeitos sonoros, no começo é legal, depois vc quer jogar longe).

1. UBUNTU: Não vi nada muito considerável. é isso. Nem tentei mexer muito também.

MEU NOTE: INTAL CORE I5 7GERAÇÃO, 2.5GHZ ATÉ 3.1 GHZ, 4GB RAM E 1TERA HD, “placa gráfica intel que não lembro qual é” E é um yoga 520 80ym.

Suporte e notebook touch da maioria das distro é ruim. Infelizmente nisso o windows ganha dançando. Masssssss EM 2020 ISSO VAI MUDAR, kkk se pa em 2020 vai ter distro linux com suporte a touch melhor que o do windows.
É ISSO, ATÉ A PROXIMA!

Comentem dicas de ajeitar os pepinos, ajudas, e solução dos questionamentos, ajuda os novatos e muito. E deixem sua opinião e defendam seus sistemas. Cada um sabe usar muito bem seu sistema, ja eu fiz apenas testar superficialmente.

image

1 Curtida

Bem, esse é um debate bem pessoal, mas você já testou distribuições do lado RPM da força? Como o Fedora ou Opensuse?
Eu até gosto da base Debian/Ubuntu, tem muitos pacotes, muita informação e documentação, porém o que me atraiu pro Fedora especialmente é o fato de ser a porta de entrada para as novas tecnologias Linux.

1 Curtida

Não, como funciona o RPM? poderia me dar uma ideia, estou aberto a testar.

1 Curtida

Dentro do lado RPM vc consegue ter uma (na minha humilde opinião) maior estabilidade, tente começar usando o opensuse leap… talvez vc comece a perceber que tem algumas vantagens a mais que o lado Deb da força…
PS: Não mencionamos aqui o lado Arc /Pacman kkkk esse ai é ooutra história

RPM é só o empacotamento, Tipo o .Deb, só que pras famílias Fedora ou Suse, Mas se quiser testar algum Fedora ou Suse eu recomento ver esses dois artigos:

1 Curtida

Isso sim é gostar da distro :joy: :clap:

kkkkkk foi dificil, mas agora to com conhecimento bem maior, eu vou remover ela e botar o mint, mas ainda amo a zorin, quando eu tiver um SSD e 8gb de RAM eu boto ela de novo, muito pratica e bem feita. ver se mudo pro mint hoje a noite e em Janeiro Volto com a Zorin ou quem sabe a Deepin 20 se fazer as melhorias que disseram que iam fazer, porem zorin ja ganho meu coração.

1 Curtida

O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?
Que bom que temos opções.

2 Curtidas

Ja fez o teste com o novo Zorin Lite?

2 Curtidas