Automatizei a coleta de jogos gratuitos da Epic Games

Cansei de toda semana ter que entrar manualmente no site da Epic só pra resgatar os jogos grátis, então resolvi criar uma automação pra fazer isso por mim.

Repositório: GitHub - nayetdet/gatekeeper: Projeto que automatiza o resgate de jogos gratuitos da Epic Games, rodando periodicamente para que você não precise fazer isso manualmente toda semana.

A ideia é a seguinte: um scheduler roda periodicamente e consulta a API pública da Epic Games para verificar se há jogos disponíveis. Se houver, uma sessão do Playwright é iniciada, faz login na minha conta, navega até a página do jogo e realiza o resgate automaticamente. Também estou salvando os jogos já coletados em um banco SQLite, meio que como cache, então se já houver algum registro do jogo no banco, ele vai ser ignorado.

O projeto foi fortemente inspirado em outro repositório e só foi possível graças a ele: GitHub - QIN2DIM/epic-awesome-gamer: 🍷 Gracefully claim weekly free games and monthly content from Epic Store. . Meu objetivo não foi reinventar o trabalho dele, mas fazer minha própria versão por questão de aprendizado e também para adaptar o fluxo que já existia para a minha realidade.

Uma coisa que gostei bastante foi levar o projeto para rodar dentro do GitHub Actions, que antes eu só usava para CI/CD. Aqui eu passei a usar os runners para fazer pull da imagem Docker e executar o projeto por mim. Isso abriu bastante minha cabeça sobre as possibilidades de uso do Actions e também eliminou a necessidade de hospedar o projeto localmente.

6 curtidas