Eu estou querendo começar a usar um autenticador, estou na duvida entre o Aegis e o Proton authenticator.
Existe alguma diferença significativa entre eles? Qual vcs recomendariam?
Eu estou querendo começar a usar um autenticador, estou na duvida entre o Aegis e o Proton authenticator.
Existe alguma diferença significativa entre eles? Qual vcs recomendariam?
Estou usando o Proton, estou curtindo, funciona direitinho.
EnteAuth
Mas entre os dois aí talvez o Aegis, proton já chegou a ter problemas nesse autenticador
Microsoft Authenticator, vai uma dica de programador não salvem senhas nesses apps de autenticação, é muito facinho vazar os dados desses apps.
Eu uso o Microsoft Authenticator tbm. Salvar senhas é no bitdefender
Não conheço o Proton Authenticator, portanto não posso comparar os dois, mas tenho usado o Aegis há bastante tempo e gosto muito dele. Não tenho motivos para mudar e nem tenho reclamações quanto a seu funcionamento.
Eu vi, fiquei meio receoso com isso.
Eu sempre usei o Aegis, iria nele.
Estou usando o proton e está funcionando muito bem, inclusive sincronizando os códigos entre smartphone e desktop.
Estou usando o aegis acho que faz um ano ou mais. Nunca tive problema com a aplicação.
Estou usando o Bitwarden. Mas também não saberia se é bom. Eu não saberia dizer a diferença entre eles ou entre o Aegis x Proton. Mas estou deixando o Proton com teste.
Antigamente eu usava o Authy, mas desde que ele foi descontinuado no Linux, busquei outra opção. Preferi algum aplicativo open source e que não salvasse nada em nuvem, mas ficasse armazenado apenas localmente, e descobri o Aegis. Estou usando há um bom tempo, e satisfeito.
Diferente do Authy, o Aegis não salva seus dados na nuvem, então, é importante você fazer um backup dos dados dele para um local seguro, de preferência fora do seu smartphone, pois se você perder seu dispositivo, formatar ou desinstalar o app, perde acesso às suas contas, exceto se tiver feito backup ou tiver um token de recuperação.
Além disso, estou usando, no Linux, o app Autenticador, que funciona como o Aegis, totalmente offline. Nele tem uma opção para importar dados de outros apps de autenticação, inclusive o próprio Aegis, e foi o que eu fiz. Está disponível no Flathub:
Obrigado a todos pelas respostas, acho que vou de Aegis mesmo.
Com relação ao Aegis, uma vez que perdemos o dispositivo, como funciona para recuperar o acesso através do backup? Tem como cancelar a o aplicativo que foi junto com o smartphone?
Pelo o que eu entendi é o seguinte.
Você exporta seu cofre Aegis e salva em algum lugar fora do celular, se você perder o celular, compra outro, passa o cofre salvo para o celular e importa para o app do Aegis.
O problema é se vc perder o celular e o backup.
@sr_llucas, é exatamente como o @Anhanga disse, uma vez que você exporta o backup, que pode ser criptografado com senha, para outro lugar, você pode importá-lo novamente em outro dispositivo ou app.
Não tem como “cancelar” o app no celular que você perdeu, pois como disse, é um app que funciona offline, sem depender de um serviço em nuvem. O que você poderia fazer é acessar suas contas online e “desvincular” a autenticação em duas etapas do app que ficou no celular perdido. Assim, os códigos gerados no app no celular perdido não funcionariam mais para acesso a suas contas.
Além disso, é importante habilitar uma senha e/ou desbloqueio por biometria para acessar o app.