AUR no manjaro 20 kde

Eu estou usando o manjaro 20.2.1 KDE e queria poder instalar aplicativos AUR. Vi que é, ou pelo menos era disponível via pamac. mas a opção não aparece pra mim. Alguem sabe como resolver?

2 Curtidas

Olá @jmateusq :wave:t2:

Eu convoco para esta task @Rodrigo_Chile, @Thiago12, eles conhecem bem sobre Manjaro. Ou se alguém mais souber como… :innocent:
Estou fazendo umas pesquisas aqui.

:pray:t2:

2 Curtidas

Bom vamos tentar configurar por terminal, execute os comandos:

sudo pacman -S git
git clone https://aur.archlinux.org/yay-git.git
cd yay-git
makepkg -si

Bom neste caso eu não sei se o AUR será habilitado via interface gráfica mas não é difícil instalar apps pelo terminal, ou seja, você irá executar o comando:

yay -S "aplicativo específico" sem as aspas.

E para atualizar os pacotes, você usa o comando:

yay -Syu

Mas se preferir aguardar por uma solução gráfica… Eu irei continuar a pesquisar sobre e vamos aguardar se o pessoal teria alguma sugestão a respeito.

:pray:t2:

5 Curtidas

Muito estranho. Deveria ter uma aba chamada “AUR” e lá você poderia habilitar o suporte ao AUR no Pamac. Talvez tenha sido uma atualização que mudou isso.
Também não tenho o Manjaro instalado aqui pra ver… o que posso sugerir é dar um sudo pacman -Syyu pra ver de tem alguma atualização no Pamac que corrige isso. Ou esperar mais alguém responder.

1 Curtida

Como o @RuKsu sugeriu você também pode instalar o yay que facilita a instalação de pacotes do AUR, só que pelo terminal.

1 Curtida

Eu pesquisei aqui, e encontrei este tópico no fórum do EndeavourOS. Parece que o suporte ao AUR foi removido em uma versão específica do Pamac, pois estava com problemas e eles iriam colocar novamente na próxima versão. Eu não sei qual versão do Pamac você está usando, mas novamente sugiro que você atualize com sudo pacman -Syyu. Depois abra o Pamac e veja se a opção de habilitar o AUR voltou.

4 Curtidas

obg pela ajuda, vou tentar usar pelo terminal, no fim das contas eu acho mais pratico dessa forma ai do que via o app. Mas foi só atualizar o pamac que funcionou

1 Curtida

Sim, funcionou. Mt obrigado. Era realmente só uma atualização que precisava

2 Curtidas

Eu não consigo achar esse diretorio, quando eu ponho cd yay-git tenho “bash: cd: yay-git: Arquivo ou diretório inexistente”

1 Curtida

Acabei de notar que é um problema de dependencias que o git necessita haha. vou atualizar tudo e instalar aqui pra tentar dnv

1 Curtida

Deu certo, mas eu tive que realizar esse comando

sudo pacman -S --needed base-devel
2 Curtidas

Yup, precisa do base-devel e o git para funcionar mas isso eu acreditava ser só no Arch. As distros Arch based eu entendia que já vinha por padrão estes packs do base devel instalado. Mas uma que eu aprendi

Ficamos felizes que o problema foi resolvido! :smile:

:pray:t2:

2 Curtidas

Será instalado automaticamente, quando ele for instalar um pacote do AUR pelo Pamac.

1 Curtida