E ae pessoal, eu to na minha saga de personalizar o meu sistema e eu achei interessante conseguir colocar os repositórios do Arch no Gnome Software aí eu pensei: “pq não substituir o pamac?” mas ai eu cheguei na barreira do AUR e eu só não faço a mudança total por não conseguir colocar os repositórios lá, fiz uma pesquisa e não encontrei nada muito relevante para o que eu quero, mas creio que seja algo simples de se fazer.
Se alguém puder me ajudar eu agradeço
Então, o @feaneron pode explicar melhor essa questão, mas pelo que eu sei tem alguns requisitos no repositório para a Gnome Software indexar que eu me lembro são:
- Possuir ícone 64x64 em formato PNG
- Possuir um lançador desktop
- Possuir um descritor do aplicativo (appdata.xml)
E o AUR não fornece nenhum dos 3
É importante ter em mente que o GNOME Software não é um gerenciador de pacotes; o GNOME Software foi concebido para ser uma loja de aplicativos. Por isso, o GNOME Software não mostra componentes do sistema como bibliotecas compartilhadas, e tem vários critérios para mostrar um aplicativo. A lista é bem grande, mas o que o @Natanael.755 falou resume bem. Se quiser dar uma olhada no código que valida, está aqui.
Além disso, o módulo que integra o GNOME Software com a distro (apt-get no Debian, pacman no Arch, etc) é o PackageKit, que é obsoleto e é recomendado não usar. Acho que o AUR não entraria nem no PackageKit.
A solução mais viável é utilizar o pamac-aur-git que se integra muito bem com o sistema, e a interface nova se parece bastante com a GNOME software, e da para habilitar o AUR tranquilamente.
Então, eu pensei em fazer essa mudança principalmente pq o meu pamac ta com um bug estranho de tentar baixar varias vezes os pacotes para depois começar a baixar de fato, mas algumas vezes não chega se quer a baixar e fica nesse loop ou trava
Isso é por causa do número de partes do download. Agora não me lembro exatamente qual o nome da configuração.
Mas vá em configuração do pamac, se não me engano é a primeira aba. Mude o número de partes de 4 que é o padrão para 1. Provavelmente este problema será solucionado.
Ainda não tive problemas com a versão git, inclusive a extensão de notificações funciona bem.
Nutelagem…
Só nutelagem…
Não cara, eu só gosto de usar um sistema mais bonito e polido, se eu quisesse usar da forma tradicional eu conseguiria de boa
pacman -S archlinux-appstream-data
Tem esse e mais um outro pacote. O flatpak e o snap ficam habilitados no GNOME Software.
Para o AUR eu não conheço alguma forma.
Acho que em 2019, só usa programas em modo texto quem quer, então se há opções viáveis e estáveis para fazer algo em modo gráfico não acho que seja Nutella, usa texto quem quer, usa gráfico quem quer, só não seja um troll por gentileza, se não agrega nada no tópico melhor não comentar.
Viável e estável? Você realmente está bem?
Veja se o que mandei resolve. Na época que utilizava arch resolvi desta maneira
Até
Eu instalei esse aqui:
gnome-software-packagekit-plugin
Que instala o appstream também e transforma quase numa loja de aplicativos do Arch
Era exatamente esse o outro pacote que eu me referia.
Para o arch e manjaro prefiro o pamac
O que falo é este número de partes de downloads paralelos
Que está 4 mude para 1
Recomendo o pamac pois foi feito para funcionar no arch e manjaro. Isso inclui o aur
Bloco de Citação
A solução mais viável é utilizar o pamac-aur-git que se integra muito bem com o sistema, e a interface nova se parece bastante com a GNOME software, e da para habilitar o AUR tranquilamente.
Gostei muito da interface do git, ainda não é bem o que eu gostaria mas ele faz um trabalho parecido, muito obrigado pela dica
Bloco de Citação
vá em configuração do pamac, se não me engano é a primeira aba. Mude o número de partes de 4 que é o padrão para 1. Provavelmente este problema será solucionado.
Isso aqui funcionou, muito obrigado