Atualmente, tenho um servidor de dados local, mas a principal limitação é a velocidade de transferência entre os computadores. Gostaria de saber se é possível melhorar isso da seguinte forma: instalar um SSD para receber os arquivos diretamente da rede e, posteriormente, mover esses arquivos para os HDs, reduzindo a carga sobre a taxa de transferência principal.
Olá.
Faltam algumas informações para que uma sugestão mais precisa possa ser dada para solucionar a questão.
Entendo que o seu objetivo é aumentar a velocidade de transferência de arquivos entre os setups (com “setups” eu estou me referindo ao servidor de arquivos e aos demais clientes - que você nomeou como “computadores”) na sua rede…
… e você pretende aumentar essa velocidade de transferência entre eles; restringindo-se a mexer apenas nos dispositivos de armazenamento (HDs e SSDs).
Onde vocẽ pretende instalar esse SSD? No servidor que é usado para armazenar os arquivos? Ou num dos computadores clientes?
Sua ideia é colocar mais um dispositivo de armazenamento em cada setup? No de origem e nos de destino?
Ter no mínimo dois dispositivos de armazenento em servidores de arquivos - separando dispositivo para o sistema operacional do(s) dispositivo(s) de armazenamento de dados - é meio que a… composição(?) mais recomenda (que eu vi sendo recomendada por aí, pelo menos) de um servidor de arquivos: No setup servidor ter um dispositivo de armazenamento apenas para o sistema operacional e um ou mais dispositivos de armazenamento nesse setup para o armazenamento dos arquivos.
Eis algumas coisas para ficar de olho, que me ocorrem agora, e que podem interferir na velocidade da taxa de transferência para além da qualidade dos dispositivos de armazenamento usados (e outras perguntas):
Pode ser que um dos dispositivos de armazenamento esteja com o sistema de arquivos fragmentado. Principalmente se o servidor de arquivos em questão usar o Windows com NTFS. Aliás, seu servidor de arquivos usa qual sistema operacional e qual sistema de arquivos - e os setups clientes?
No caso do servidor de arquivos ser Windows com NTFS, certifique-se de que o dispositivo de armazenamento de arquivos (já separado do sistema operacional), não seja o dispositivo usado na memória virtual (já tive problemas nesse sentido).
Você pode também fazer um teste simples com o speedtest-cli da Ookla (tutorial dessa ferramenta - o link anterior é pra baixar a ferramenta direto do site. Tem a versão Windows e Linux. Pode ser executada pelo prompt de comandos / terminal). Se o teste acusar perda de pacotes é bem possível que a velocidade de transferencia de arquivos na sua rede local esteja sendo afetada por causa de uma falha física na infraestrutura da sua rede, mais precisamente: cabos mal crimpados aos conectores e/ou às tomadas (estou assumindo que a parte da infraestrutura da qual você está falando é cabeada e não wireless) ou que esses pontos de conexão estejam oxidados ou danificados de alguma outra forma.
A comunicação entre servidor e os outros computadores está estabelecida através de cabo mesmo ou é por Wi-Fi? É apenas um computador servidor e um computador cliente, ou tem mais?
Se cabeada, há um switch dedicado ou você usa o mesmo dispositivo comumente chamado de roteador para conectar esses cabos? Se for um dispositivo apenas, pode ser que ele fique sobrecarregado na hora da transferencia de arquivos.
O que você chamou de “taxa de transferência principal”? Se há uma principal, qual seria a secundária?
Siga esse princípio: o elo mais fraco é o que te limita.
Cabos de rede pelo menos 5e ou 6 se sua porta for de 1gbps.
Os Hd’s tem velocidade em teoria de algo por volta de 125 mbps (Os piores). Para a rede de 1gbps seria o suficiente.
Antes de pensar em hardware, eu sempre gosto de pensar na infra de rede: cabos, conectores, switches, possível interferência eletromagnética, … Isso, em geral, é até mais barato pra resolver/melhorar. Depois eu vejo servidores e estações.