Aumentar a escala da tela Ubuntu Mate

Ultimamente comprei notebook de 13" e instalei várias distro nele e quase todas não consegui aumentar a escala do monitor. Se eu deixa o padrão fica muito pequeno o desktop, se eu coloco na opção hidpi fica muito grande. Queria algo igual ao Windows que já ajustar automaticamente para escala 150%

PS: Tenho interesse em achar essa solução no Ubuntu Mate

dconf-editor

tente

gsettings set x.dm.slick-greeter xft-dpi 134

E se eu quiser colocar escala de 150%?

Amigo, você já testou alguma distro com o ambiente plasma??? Dê uma olhada do KDE Neon, é leve, base sólida lts e tem essa opção que você procura igual ou melhor que no windows, ajustando pela barrinha em escala fracionária.
Tem manjaro, fedora… inúmeras distros com KDE, baixe uma e teste em modo live, nas outras distros que testei, não encontrei uma opção tão intuitiva e bem feito como no KDE.

1 curtida

Eu teria que pesquisar. Depois vejo está informação …
Vc pode tentar ir aumentando o valor e vê qual o melhor para vc.

No wiki do arch se não me engano tem informação sobre isso, mas lá parece que é exportar variáveis .

Estou usando o Kubuntu, estou gostando muito

Vídeo publicado neste 1º de agosto de 2022. A partir de 8:51, o resenhista, Jay LaCroix, elenca uma série de defeitos que não o fazem recomendar o Ubuntu MATE 22.04, e alguns dos mais sérios são com a configuração de telas e resolução de tela. O problema com escala é destacado.

1 curtida